MaxiBlog

Fórmula 1 2001: Ferrari do campeão, Schumacher; e McLaren do vice, Coulthard, estão à venda

Fórmula 1

Ferrari F2001 será leiloada em Mônaco e McLaren MP4-16, em Milão. Ambas tiveram importantes papéis naquela temporada

A tradicional casa de leilões RM Sotheby’s irá realizar este mês dois leilões que prometem agitar o mundo da Fórmula 1. O primeiro acontece no dia 24 e oferece como único lote a Ferrari F2001 chassi 211 com a qual Michael Schumacher se sagrou tetracampeão, ao vencer o Grande Prêmio da Hungria, prova em que conquistou também a pole position.

Equipado com um motor V-10 tipo 050 de 820 cavalos de potência, foi também com a essa Ferrari F2001 que o piloto alemão venceu o Grande Prêmio de Mônaco, conquistando sua quarta vitória naquela temporada. Por isso, o leilão será realizado lá mesmo no Principado, durante o mesmo fim de semana em que a edição 2025 da memorável prova acontece. Não por acaso, a RM Sotheby’s tem chamado o bólido de “A Joia da Coroa”.

Entre as etapas de Mônaco e da Hungria, o chassi número 211 serviu apenas como carro reserva, sendo utilizado por Rubens Barrichello nos treinos classificatórios do Grande Prêmio do Canadá. Mesmo com problemas de adaptação, o brasileiro conseguiu uma ótima quinta posição no grid de largada.

 McLaren MP4-16, de David Coulthard

No entanto, dois dias antes — em Milão, Itália — a RM Sotheby’s oferece outro carro da Fórmula 1 de 2001. Nada menos que a McLaren MP4-16 (chassi 16A-05) pilotada pelo vice-campeão daquele ano, David Coulthard, na vitória no Grande Prêmio da Áustria. Com esse carro, o piloto inglês ficou em 2º lugar no Grande Prêmio de San Marino. Além disso, conseguiu as pole positions nos Grandes Prêmios de San Marino e Mônaco. Coulthard também correu com ele na Espanha, Áustria e Alemanha.

Essa McLaren MP4-16 também foi pilotada pelo bicampeão mundial Mika Häkkinen em seu 3º lugar no Canadá. Naquele ano o finlandês terminou o campeonato em 5º lugar.

Seu leilão acontece em Milão – Itália e a expectativa é a de que o Martelo seja batido por algo entre 1.400.000 e 1.600.000 Euros. Detalhe: atualmente o carro é utilizado apenas para fins de exibição, já que está equipado com um motor “fantasia”.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s

Deixe seu comentário!