O Chevrolet Opala foi um dos destaques
Além de exemplares de diversas versões e fases, participação de um raro Opala Envemo 1972
Domingo, 4, foi dia do antigomobilista paulistano prestigiar a Expo Estação da Luz de maio. Se fosse um encontro exclusivo de Opalas já estaria de bom tamanho, pela quantidade e qualidade de exemplares desse que é sem dúvida o maior clássico da Chevrolet brasileira de todos os tempos.
Basta ver a nossa foto principal, onde temos em primeiro plano um exemplar Gran Luxo 1972, seguido por SS4 1975, SS6 1973, Especial 1974… mas teve também Comodoros, Diplomatas e Caravans, num grande apanhado do modelo que foi produzido entre 1968 e 1992. Você pode conferir todos eles no vídeo acima.

Mas, pela raridade, o grande destaque entre os Chevrolets Opala ficou por conta do 1972 da versão Envemo. Lançado em 1969, o kit Envemo modificava não apenas o visual do carro, mas aumentava também sua potência. A versão de 6 cilindros rendia 170cv. Dependendo do ano, visualmente o Opala padrão ganhava novas rodas, nova grade, dois faróis extras, lanternas traseiras envolventes, spoilers, alargadores de paralamas e novos emblemas. É o caso desse Coupê preto com faixas prateadas. A Envemo recebia os carros 0 km diretamente da GM e eles eram preparados e vendidos nas concessionárias Chevrolet.
Aqui mesmo no Maxicar, já publicamos uma reportagem sobre os VEÍCULOS ESPECIAIS ENVEMO.
Mas, é claro que esse encontro contou com a participação de muitos outros veículos antigos, entre carros, picapes e motocicletas. Selecionamos alguns deles!
Destaques da Expo Estação da Luz de maio
Chevrolet 3100 Brasil e Chevrolet El Camino
Mais Chevrolet – Ainda falando da marca da gravatinha, nesse encontro de carros antigos duas picapes que fizeram história. A Chevrolet 3100 Brasil foi o primeiro veículo fabricado pela GM em nosso país, lançada junto com o caminhão 6503, em 1958. A do evento é da 2ª fase, produzida em 1963. A outra picape é norte-americana e tinha uma proposta bem diferente, com uma pegada bem esportiva e baseada num automóvel. É claro que estamos falando da El Camino. Essa 1968 é basicamente um Chevelle SS em versão utilitária.
Dodge Charger e Ford Fairlane 500
Dodge Charger – Um belo Dodge Charger do ano do lançamento do modelo, 1971. Note que esse exemplar não possui o “sobrenome” R/T. Uma versão intermediária, sem aquela pegada esportiva: vinha sem as faixas, rodas com calotas, bancos inteiriços e cambio na coluna de direção, como no Dart. No ano seguinte, manteve as mesmas características, mas ganhou o “sobrenome” LS. Esse preserva ainda o emblema da tradicional Concessionária Chrysler paulistana Janda, cujo slogan era “onde é mais fácil comprar seu Dodge”.
Ford Fairlane 500 – Eis um dos grande concorrentes da Linha Chevrolet naquele distante ano de 1959, quando o Impala com sua traseira “asa de gaivota” era uma grande sensação. Lançada em 1955, a Linha Fairlane era composta por uma variedade de versões e foi a top até a chegada do Galaxie, justamente em 1959.
Yamahas RD 350, Honda Goldwing 1500, Kawasaki 1000, Lambreta com sidecar e Vespa
Duas rodas – Um ponto forte da Expo Estação da Luz é a participação de um grande número de motocicletas. E dessa vez não foi diferente. Não é todo dia que se pode admirar juntas quatro exemplares da mítica Yamaha RD 350, modelo que foi fabricado aqui no Brasil de 1987 até o fim da produção, em 1993. Uma fase menos indomável da famosa “viúva negra” dos anos 1970.
Teve também uma gigante gran-turismo Honda Goldwing 1500 6 cilindros dos anos 1980; as scooters italianinhas Vespa e Lambretta (essa equipada com sidecar); uma Kawasaki 1000 viatura da Polícia Militar (não sabemos se é autêntica ou uma réplica); entre muitas outras motos. Assista no vídeo acima!
Redação: Fernando Barenco
Fotos e video: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!