Repórter Maxicar

Conheça os carros produzidos pela mítica fábrica soviética GAZ

GAZ

No passado, os carros de luxo GAZ eram símbolos da elite soviética, sendo e usados ​​por altos funcionários do governo e diplomatas

A GAZ (da sigla russa, Fábrica de Automóveis de Górki) é um fabricante de automóveis que produz veículos há mais de 90 anos. Fundada em 1932, foi uma das principais fabricantes da União Soviética e atualmente da Rússia. A GAZ é conhecida por produzir veículos confiáveis, acessíveis e duráveis ​​que foram amplamente utilizados em toda a União Soviética e outros países comunistas.

GAZ

Instalações da GAZ em 1932

Alguns modelos da GAZ

A GAZ foi fundada com o nome de NNAZ na cidade de Górki, atual Níjni Novgorod. As instalações foram inicialmente construídas para produzir o Ford Modelo A sob licença da norte-americana Ford Motor Company. No entanto, devido à Grande Depressão e à Segunda Guerra Mundial, a União Soviética cortou relações com empresas estrangeiras e a GAZ teve que começar a produzir carros de forma independente.

GAZ

O primeiro carro produzido pela GAZ foi o GAZ-M1, colocado à venda em 1936. O veículo era baseado no Ford Modelo 40, porém com várias modificações para se adequar ao severo clima soviético e às más condições das estradas. O GAZ-M1 era um carro espaçoso e confortável, propício para viagens de longa distância. Rapidamente se tornou popular entre os cidadãos soviéticos e era usado como táxi, ambulância e carro de polícia.

Veículos militares Gaz

Durante a Segunda Guerra Mundial, a GAZ foi encarregada de produzir veículos militares para o Exército Soviético. A fábrica produziu mais de 150.000 viaturas, entre caminhões e veículos de menor porte,  incluindo o famoso jipe ​​GAZ-67, amplamente utilizado na Frente Oriental.

Ele foi sucedido pelo GAZ-69, lançado em 1953 e também bastante utilizado pelo Exército Soviético, além de exportado para outros países comunistas. Era um veículo robusto e confiável para uso off-road, mas que também poderia ser equipado com armas e equipamentos.

De volta à produção civil

GAZ

Depois da guerra, a GAZ retomou a produção de carros civis e começou a fabricar o GAZ-M20 Pobeda, que se tornou o carro mais popular da União Soviética. O Pobeda foi projetado para ser confiável e confortável, com um motor de 50 cavalos, capaz de atingir velocidade de até 93 km/h.

Modelos de luxo

Na década de 1950, a GAZ começou a fabricar carros de luxo, como o Chaika e o 12 ZIM. O Chaika era uma limusine usada por altos funcionários do governo e diplomatas, enquanto o ZIM era um carro para militares de alta patente.

Eram símbolos da elite soviética e usados por altos funcionários do governo e diplomatas. Foram projetados para serem espaçosos e confortáveis, com motores potentes e recursos avançados.

Nas décadas de 1960 e 1970, a GAZ continuou produzindo carros robustos e confiáveis, adequados ao clima e às condições das estradas locais. Na época, o GAZ-24 Volga se tornou o carro mais popular da União Soviética, com mais de 1,6 milhão de unidades produzidas. Com motor de 2,4 litros, atingia velocidade máxima de 160 km/h.

Na década de 1980, a GAZ começou a produzir carros modernos, mais eficientes e avançados do que seus antecessores. O GAZ-3102 Volga, por exemplo, foi um sedã projetado para competir com os modelos ocidentais. Era equipado com motor de 2,3 litros, direção hidráulica e ar condicionado – características incomuns nos carros soviéticos.

Já o GAZ-3105 é considerado o carro mais capitalista da URSS. Comparado com outros modelos de fabricação soviética, representa um avanço tecnológico. Era equipado com retrovisores, vidros e antenas elétricas. Até mesmo os bancos traseiros eram elétricos e equipados com sistema de aquecimento.

O GAZ-24-10 foi outro carro popular projetado para ser mais confortável e eficiente do que o Volga original. Estava equipado com motor de 2,5 litros, tração dianteira e dispositivos de segurança modernos, o que o tornavam um dos carros mais seguros da URSS.

Na década de 1990, após o desmantelamento da União Soviética, a GAZ enfrentou desafios. A empresa teve que se adaptar às novas condições do mercado e competir com fabricantes estrangeiras que agora já podiam entrar no mercado russo. Assim, a GAZ começou a produzir carros em colaboração com outras marcas, como General Motors e Volkswagen.

Em 2005, a GAZ lançou o GAZelle Next, uma van de passageiros ou cargas produzida até hoje. A GAZelle Next é equipada com motor a diesel, o que a torna mais eficiente do que suas antecessoras. Foi projetada para oferecer mais conforto e segurança aos motoristas, com ergonomia aprimorada e recursos avançados.

Em 2010, a GAZ apresentou a GAZ Sobol, com a mesma proposta da GAZelle Nest, só que mais curta, requintada e equipada. Disponível em diversas versões, inclusive uma 4X4.

Nos anos seguintes, a GAZ continuou fabricando veículos confiáveis ​​​​e duráveis, adequados para o mercado russo. A empresa também ampliou sua linha de veículos comerciais, incluindo ônibus e caminhões, amplamente utilizados na Rússia e em outros países.

Redação: Nikita Petrov
Fotos: crédito nas imagens
Matéria originalmente publicada no site “Janela para a Russia” versão em Português, cujos direitos autoriais pertencem à Organização Autônoma Sem Fins Comerciais “TV-Novosti”

Deixe seu comentário!