Carros Estranhos

Flying Pug: uma esquisita versão do Mitsubishi Pajero

Mitsubishi Pajero

Série especial foi baseada no Pajero Junior, vendido apenas no Japão, e foi um tremendo fracasso

Entre 1995 e 1998 esteve disponível no mercado japonês o Mitsubishi Pajero Junior, uma versão bem menor que o Pajero Full — que fez grande sucesso comercial aqui no Brasil na época. Menor também que o Pajero TR4 (o “Pajerinho”) — produzido aqui entre 2002 e 2015.

Mitsubishi Pajero

A versão convencional do Mitsubishi Pajero Junior, fabricada de 1995 a 1998

O Mitsubishi Pajero Junior foi classificado pela legislação japonesa como um “Key Car” e assim pagava menos impostos. Equipado com motor de 1.094 cc, que rendia 80cv, tinha tração nas quatro rodas, assim como seu irmão maior.

Mitsubishi Pajero Flying Pug foi inspirado nos taxis londrinos

Eis que em 1997, no rastro de sucesso do Pajero Junior, a Mitsubishi resolveu lançar três séries especiais do modelo, incluindo essa: a Flying Pug, (“Pug Voador”) nome em homenagem ao pequeno cão. Mas, embora a raça Pug seja de origem chinesa, o visual retrô do estranho Mitsubishi Pajero Flying Pug era baseado nos famosos taxis ingleses, conforme a própria Mitsubishi anunciou nas propagandas.

Mitsubishi Pajero

Uma rara propaganda do Flying Pug

A versão especial manteve o mesmo desenho do teto, das portas e pilares A, B e C da Pajero Junior convencional, mas ganhou uma frente totalmente redesenhada e novos para-lamas dianteiros e traseiros.

Além de todos os equipamentos disponíveis para o restante da linha, como ar condicionado, freios antibloqueio (ABS), airbag, vidros dianteiros elétricos e retrovisores elétricos, o Flying Pug tinha outro mimos que o tornavam o top de linha, como bancos em couro, câmbio automático e rodas de alumínio exclusivas. O espaço no banco traseiro era bem apertado e desconfortável, mas ele era bi-partido e rebatível, liberando ainda mais espaço no porta-malas, surpreendentemente grande.

Mas o visual esquisito não ajudou em nada nas vendas. De fato, é feio por qualquer ângulo! A previsão inicial era de fabricar 1.000 unidades, mas a produção foi encerrada quando foi contabilizado o exemplar número 139.

Mas como no mundo dos automóveis o fracasso comercial de hoje é a “mosca branca” de amanhã, o Mitsubishi Pajero Flying Pug é hoje bem raro. Esse de nossas fotos é uma “ovelha desgarrada” que foi parar nos Estados Unidos, já que o Pajero Junior não foi exportado oficialmente para nenhum país. Está a venda no Marketplace do Facebook.

Texto: Fernando Barenco
Fotos: Facebook

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