Clássicos em video

Mitsubishi Pajero: o adeus da “lenda” 4X4

Série especial com 100 unidades marcará a despedida do SUV lançado em 1981 e vendido em 170 países

No início dos anos 1990, com a abertura das importações de automóveis no Governo Collor, os brasileiros começaram a se habituar a ver pelas ruas um SUV oriental, na maioria das vezes na cor azul marinho. Algo bem diferente dos modelos nacionais com os quais estávamos acostumados. Era o 4X4 Mitsubishi Pajero, que em sua segunda geração, tinha motor V6 com Intercooler e espaço para sete passageiros. Versátil, era bom de estrada e melhor ainda fora dela.

Lançada no Japão em 1989, a primeira versão do Mitsubishi Pajero era mais curta e tinha três portas. Mas logo em seguida ganhou chassi mais longo e mais duas portas. Com o lançamento de outras versões como o Sport, o modelo original ganhou o sobrenome “Full”.

O Mitsubishi Pajeiro é um sucesso absoluto: vendido em nada menos que 170 países, foi campeão do Rally Dakar 12 vezes, entrando inclusive para o livro Guinness dos recordes.

A origem do nome

Pajero é o nome dado a um felino sul-americano, também chamado de Gato dos Pampas. Mas, em alguns países de língua espanhola, paja significa vulgarmente masturbação e pajero por sua vez, masturbador. Por isso, nos Estados Unidos e alguns países que falam espanhol, o Pajero foi rebatizado de Mitsubishi Montero. No Reino Unido ganhou o nome de Shogun.

Edição especial de despedida

O Mitsubishi Pajero está hoje em sua quarta geração. Já não é vendido nos Estados Unidos desde 2006 e no próprio Japão desde 2019. Agora a produção será encerrada em todo o mundo, com o fechamento de sua fábrica.

No Brasil, a Mitsubishi acaba de lançar uma série especial de despedida, de apenas 100 unidades. Batizada de ‘Legend Edition, vai ter diversos detalhes exclusivos como numeração gravada no parabrisa, moldura decorativa nos paralamas dianteiros, plaqueta numerada no porta-luvas, entre outros. O valor é digno de série especial: R$ 356.990.


Leia também

De veículo militar a SUV de luxo: a cronologia do Jeep

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.