Coberturas

1º Encontro de Carros Antigos de Itu – SP

Começou grande!

Evento do último fim semana impressionou pelos caminhões gigantes e automóveis de alto nível de qualidade

Como é público e notório, Itu é a cidade paulista famosa por ter tudo em tamanho avantajado. E esse seu 1º Encontro de Carros Antigos manteve a escrita, sobretudo na imensa qualidade dos veículos em exposição. Mas, havia também os gigantes em tamanho, que podem ser vistos já na abertura do vídeo acima. Isso mesmo: em um único evento, nada menos que 10 cavalos mecânicos norte-americanos Peterbilt, que antigamente só tínhamos a oportunidade de ver no cinema e que atualmente já podem ser admirados com mais frequência nos eventos, graças às importações feitas por entusiastas do segmento. Mas havia os de outras marcas também, incluindo um caminhão de bombeiros!

O 1º Encontro de Carros Antigos de Itu aconteceu nos dias 16 e 17 de março, na Praça Washington Luiz. O número de automóveis europeus de marcas nobres como Alfa Romeo, Jaguar, Porsche, Volvo e Mercedes-Benz foi acima da média de eventos tradicionais do Brasil. Confira no Álbum de Fotos e no vídeo de Odair Ferraz.

Selecionamos alguns modelos

Fiat 128 e Isuzu Bellett

  • Pequenos e raros – Dois pequenos carros dos anos 1970, pouco vistos nos encontros de carros antigos no Brasil. Não que sejam raros em seus países de origem, mas que nunca foram vendidos por aqui. Estamos falando do Fiat 128 1973, modelo italiano que foi produzido também na argentina; e do gracioso Isuzu Bellett 1500 1970, cujos retrovisores instalados bem à frente nos paralamas não negam sua origem japonesa. Uma curiosidade: ambos são “prata da casa”, ou seja, registrados em Itu.

As feras da Jaguar: MK 2 e XJ 12

  • Feras – Da britânica Jaguar dois modelos para lá de aristocráticos: um MK 2 1960, que apesar da aparência bem-comportada podia vir equipado com motor de até 3.8l de 220cv; e o ainda mais potente XJ12 Série II 1976, com motor V12 de 5.3l e seus característicos bocais de combustível duplos, instalados abaixo do vidro traseiro. Sim, ele possui dois tanques de combustível!

O cinquentão Alfa Romeo 2300 e seu antecessor FNM 2150

  • Cinquentão – Entre os italianos Alfa Romeo, um exemplar fabricado no Brasil e que em 2024 está é um momento especial. É claro que estamos falando do 2300, que está completando 50 anos de lançamento e é considerado o único modelo da marca fabricado fora da Itália. Em tese… já que os FNM, nas versões 2000 e 2150, eram na prática Alfa Romeos com outro emblema. Aliás, havia no 1º Encontro de Carros Antigos de Itu – SP um lindo 2150 1972, o ano de despedida.

Quatro modelos da General Motors, Ford F100 e Dodge D100

  • Quarteto General Motors – Só esse quarteto de picapes clássicas General Motors já valia uma visita ao 1º Encontro de Carros Antigos de Itu – SP. São duas Chevrolet (sendo uma brasileira) e duas GMC.
  • Outras picapes – Como é fácil perceber, esse encontro foi pródigo em caminhonetes e outros utilitários. Além das beldades acima, destacamos duas nacionais raras: a Ford F100 Twin I Beam 1970 — cujo design é exclusivamente nacional — e a Dodge D100, um modelo que nunca teve seu merecido valor reconhecido, vendendo pouco em comparação com as concorrentes da Chevrolet e Ford.

Mercedes-Benz 280 SE Cabriolet e Volvo Amazon

  • Conversível alemã – Entre os modelos Mercedes-Benz, uma magnífica e valiosa 280 SE 3.5 Cabriolet 1971, cujo estilo de carroceria recebeu dos “mercedeiros” o apelido de “charuto”. Essa é da versão destinada ao mercado europeu, com faróis retangulares verticais. A mais clássica e bonita.
  • O sueco seguro – Para encerrar, o Volvo Amazon 1967. Lançado em 1959, foi o primeiro carro do mundo a vir de fábrica com cintos de segurança de três pontos. A Volvo é famosa por sua extrema preocupação do a segurança. Já falamos a respeito disso aqui no Maxicar. Apesar da aparência de “carro de tiozão” o Amazon foi um modelo de grande sucesso nos ralis.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados