Alfa Romeo 2300  faz 50 anos

Carro brasileiro baseado em um modelo italiano, foi o único Alfa Romeo produzido fora da Itália

Assim foi apresentado em março de 1974 o Alfa Romeo 2300, um luxuoso modelo produzido pela FNM (Fábrica nacional de Motores), em Xerém – distrito de Duque de Caxias, RJ.

“O importado fabricado no Brasil”.

Foi considerado o primeiro Alfa Romeo fabricado fora da Itália. No entanto, de 1960 a 1972 a própria FNM havia fabricado o FNM JK 2000 e o FNM 2150, ambos de fato Alfa Romeos rebatizados.

Projetado na Itália, teve suas linhas baseadas no europeu Alfetta Berlina, lançado em 1972.

Seu motor de 4 cilindros e 2.310 cm3, era uma versão aprimorada do antecessor 2150. Com 140cv, tinha um bom desempenho para a época, apesar de pesar 1.400 km. Não era um carro econômico e seu tanque de combustível tinha capacidade para 100 litros.

Com linha sóbrias, mas uma pegada esportiva — típica da Alfa Romeo — era um modelo luxuoso e caro, que nasceu para disputar mercado com a linha Ford Galaxie e modelos Dodge.

O interior era espaçoso e requintado: ar-condicionado, bancos reclináveis e forrações de ótimo acabamento, volante de alumínio e madeira, painel de instrumentos muito completo, console central...

Tinha freios a disco nas quatro rodas, câmbio de 5 marchas e um grande porta-malas. Mas a direção hidráulica só chegou em 1980, uma ausência muito criticada para um automóvel caro, daquela categoria.

No início 1976 o Alfa Romeo 2300 ganhou a letra “B” no nome. O carro ficou ainda mais luxuoso: ganhou bancos de veludo, detalhes em madeira no interior e as famosas maçanetas embutidas, que foram adotadas por inúmeros fora-de-série nacionais

Até então produzido na antiga Fábrica Nacional de Motores, em Xerém – RJ, em 1978 teve sua linha de produção transferida para a nova fábrica da Fiat, em Betim – MG, que detinha a marca Alfa Romeo. Na foto, o piloto de F1 Nick Lauda em 1978, no Rio de Janeiro.

Neste mesmo ano foi lançado o Alfa Romeo 2300 Rio, destinado exclusivamente ao mercado externo. Chegou a ser exportado para a Alemanha e Holanda, mas não teve sucesso comercial.

Ainda em 1978 o Alfa Romeo 2300 ganhou a versão Ti. Tinha 9cv a mais em relação ao B, graças aos dois carburadores de corpo duplo. Externamente poucas mudanças, mas o interior ficou ainda mais sofisticado.

A Ti4 foi a versão de despedida do Alfa Romeo 2300. A mais luxuosa e completa de todas e disponível a partir de 1980. Marcou a chegada da direção hidráulica progressiva.

A grade foi redesenhada, os faróis perderam as molduras, as lanternas ficaram maiores e os para-choques se tornaram mais envolventes, uma forte tendência da época.

Em 1982 recebeu alguns aprimoramentos mecânicos como ignição eletrônica, novo diferencial e novo cabeçote com maior taxa de compressão. O Alfa Romeo 2300 Ti4 ficou mais silencioso e potente.

Com vendas em baixa, 1986 foi o último ano de produção do Alfa Romeo 2300. Hoje o modelo tem uma legião de “alfistas” entusiastas, preocupados com sua preservação.

Um dos maiores colecionadores do Brasil é Marcelo Paollilo, de São Paulo – Capital, que possui vários exemplares desse clássico de coração italiano, que marcou a história do automóvel no Brasil.

VEÍCULO A VENDA

FNM 2000 1963

Admirável estado de conservação e originalidade. Confira!

VEÍCULO A VENDA

FNM 2000 1967

Excelente estado e ótima procedência. Mesmo proprietário há decadas.

VEÍCULO A VENDA

FNM 2150 1972

Do último ano de fabricação do modelo. O melhor à venda!

VEÍCULO A VENDA

Alfa Romeo 2300 TI4 1985

Incomparável exemplar. Carro completo e admirávelmente conservado