Curiosidades

Como nasceu a centenária logomarca da Citroën

Logomarca da Citroën

Inspiração veio do sistema de engrenagem conhecida como “espinha de peixe” e foi utilizada pela primeira vez em 1919

Tradição e pioneirismo são duas características que a Citroën traz em seu DNA e aplica em seus veículos, campanhas publicitárias e desenvolvimento de novos projetos. Sendo assim, é claro que a logomarca da Citroën não poderia deixar de também carregar toda uma história por trás.

Uma das primeiras histórias que circulam é que, no ano de 1900, o fundador da marca, André Citroën, foi à Polônia para visitar uma parte de sua família e lá conheceu um novo tipo de engrenagem, em forma de V, fabricada em moldes de areia e utilizada principalmente na moagem de farinha.

Como curiosidade, vale ressaltar que, à época, as opções de engrenagens se restringiam às retas e às helicoidais. As retas tinham a desvantagem de serem mais ruidosas. As helicoidais, além de muito complexas de fabricar, exigiam cuidados específicos para contornar o impulso axial. Sendo assim, quando Citroën se deparou com a nova engrenagem, ele concluiu que ela poderia ser uma alternativa à indústria em diversas áreas.

Essa nova engrenagem, inicialmente era feita de madeira. No entanto, André Citroën comprou a patente, fundou sua primeira empresa e iniciou a produção dessas engrenagens duplas, chamadas de chevron (em português, divisa ou bifurcação) ou “espinha de peixe”, com aço. E assim elas foram batizadas de “Deux Chevrons” – apesar da similaridade na pronúncia, vale lembrar que a grafia do nome 2CV, o clássico da Citroën, é “Deux Chevaux”.

Logomarca da Citroën nasceu nos primórdios

Citroën 10 HP Type A 1919: o pioneiro

Até o ano do surgimento da fábrica de automóveis, André Citroën se dedicou à Société D’engrenages Citroën, sua indústria de engrenagens. Com tanta familiaridade no ramo, não poderia ser diferente: ele naturalmente prestou uma homenagem ao item e o “Deux Chevrons” é a logomarca da Citroën desde a formação da empresa, em 1919.

VW Fusca 1964
R$ 39.000,00

R$ 48.900,00

VW Fusca 1300L 1977
R$ 35.000,00

VW Brasília 1976
R$ 39.000,00

FNM 2000 JK 1963
R$ 175.000,00

VW Kombi 1500 Std 1974
R$ 45.000,00

Ford LTD 1978
R$ 86.000,00

VW Saveiro Summer 1996
R$ 70.000,00

Alfa Romeo 2300 Ti4 1985
R$ 95.000,00

MG TD 1953
R$ 190.000,00

R$ 45.000,00

R$ 215.000,00

O primeiro carro a sair com a histórica logo foi o 10 HP Type A, fabricado entre 1919 e 1921. Desde então, o símbolo evoluiu, a forma e as cores mudaram, mas o Duplo Chevron sempre permaneceu, acompanhando e ilustrando momentos específicos da Citroën.

Volta às origens

Logomarca da Citroën

A versão atual da logomarca, a décima da história da Citroën, foi apresentada em 2022 com chevrons mais largos e proeminentes, contrastados e cercados por uma moldura oval vertical suave. Segue o estilo primeira versão, de 1919.

Desenvolvida pela equipe de design da Citroën, a nova identidade se beneficiou da expertise do Stellantis Design Studio, a agência de design interna do grupo. Versões dela irão ser aplicadas progressivamente nos próximos modelos de produção e conceituais da marca.

Texto: Stellantis Communications
Fotos: Divulgação

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024