Clássicos em video

VIDEO: DKW F91 Universal: como era o primeiro DKW do Brasil?

A perua baseada no modelo alemão foi lançada em 19 de novembro de 1956 e oficialmente inaugurou a Indústria Automobilística Brasileira

A perua DKW F91 Universal foi o primeiro modelo DKW fabricado no Brasil. Baseada na alemã DKW F91, ela foi lançada no dia 19 de novembro de 1956 e é “oficialmente” o primeiro automóvel produzido no Brasil (*veja a nota no final da matéria).

Em seu país de origem, o DKW F91 foi lançado em 1955 com motor de 3 cilindros, em substituição ao F89, o primeiro DKW pós II Guerra Mundial e que era equipado com motor de apenas 2 cilindros, de 684cc.

Fabricada sob licença pela DKW-Vemag, a station wagon Universal também tinha motor de 3 cilindros, assim como toda a linha de modelos DKW fabricados no Brasil até 1967, quanto o controle acionário passou para as mãos da Volkswagen, que extinguiu a marca.

Em 1958, a DKW F91 Universal deu lugar à conhecida Vemaguet, modelo baseado no F94, que era um pouco maior e tinha bitola mais larga. Na mesma época, nasceu também o sedan Grande DKW-Vemag, depois renomeado de Belcar.

A DKW F91 Universal de 1956 tem algumas características bem curiosas

  • O bocal do tanque de combustível fica logo atrás da porta direita e o botão de abertura fica na coluna interna. Então é necessário abrir a porta para abrir o bocal.
  • As portas são suicidas — nos DKW apelidadas de “Dê-Xá-Vê” — que permaneceram até o primeiro semestre de 1964.
  • Não possui setas de direção na traseira.
  • O retrovisor interno fica afixado no painel. O mesmo princípio foi usado no FNM JK 2000.
  • A tampa do alto-falante no painel tem a inscrição “Sonderklasse”, herdada do modelo alemão.
  • Há na parte traseira do assoalho um pequeno degrau, onde fica apoiado o banco.

Como foi lançada no final de 1956, a DKW F91 Universal teve baixa produção naquele ano: apenas 173 unidades. Atualmente só se tem notícia de três exemplares ainda existentes em perfeito estado.

Nesse esclarecedor vídeo que acaba de ser publicado no Canal Roger Classic do Youtube, são mostradas em detalhes duas dessas sobreviventes. Esse canal pertence ao especialista em carros nacionais Rogério de Simone, que foi coordenador do livro “DKW – A Grande História da Pequena Maravilha”, lançado há alguns anos pela Editora Alaúde.

A “Miss Universe”, de Flávio Gomes

A terceira Universal conhecida — carinhosamente apelidada de “Miss Universe” — pertence ao jornalista e colecionador Flávio Gomes. Ele já contou a história dela aqui no Maxicar.

A DKW F91 Universal 1956 vermelha

Hélio possui alguns DKWs, que aluga para casamentos

Já a vermelha com teto bege — cujas fotos estamos publicando nessa matéria e que também está no vídeo — pertence ao empresário e colecionador Hélio Dacunha, que vive no ABC Paulista. Ele a adquiriu em 2005, quando deu início ao processo de restauração. Aficionado por DKWs desde a infância, Hélio possui em sua garagem outros exemplares: Vemaguet, Belcar e Candango. Ele os aluga regularmente para casamentos há alguns anos e criou até um site especialmente para esse negócio paralelo.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: arquivo – Hélio Dacunha
Video: Canal Roger Classic


*NR: O Romi-Isetta, microcarro de apenas uma porta dianteira, versão brasileira do italiano Iso-Isetta, foi lançado mais de dois meses antes do DKW F91 Universal — no dia 5 de setembro de 1956. No entanto, seu fabricante, a Indústria Romi, de Santa Bárbara D’Oeste – SP, não se inscreveu no programa de incentivo à criação da indústria automobilística brasileira (GEIA) do Governo Federal, ao contrário da DKW-Vemag. Só por esse motivo o DKW F91 Universal é considerado oficialmente o primeiro automóvel brasileiro. 


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados