Antepassado de nossos DKW-Vemag foi o primeiro carro de passeio da alemã DKW depois da II Guerra Mundial
Essa verdadeira joia com motor dois tempos é um DKW F89 Meisterklasse 1953. Lançado em 1950, esse sedan alemão de portas “suicidas” foi o primeiro modelo de passeio da DKW depois da II Guerra Mundial.
Ele tem uma história muito interessante. Antes da II Guerra Mundial interromper a produção de automóveis na Alemanha, em 1942, a Auto Union trabalhava no projeto do novo DKW F9, o primeiro carro da marca com as “feições” familiares dos DKWs que conhecemos aqui no Brasil. Alguns protótipos chegaram a ser construídos.
O F9 era mecanicamente baseado no F8, um pequeno carro produzido entre 1939 e 1942, com o mesmo motor de ciclo dois tempos refrigerado a água e tração dianteira. Só que com apenas dois cilindros.
Dois carros iguais, um oriental e um ocidental
O DKW F8 pré-Guerra, um protótipo do DKW F9 e o IFA F9
Com o fim da Guerra, a Auto Union não teve mais acesso às suas instalações de Berlim, que estavam localizadas no lado Oriental do país, sob o controle da União Soviética. Junto com a fábrica, os comunistas levaram também todo o projeto do DKW F9, que foi lançado como IFA F9 em 1949.
Mas, enquanto isso, no lado ocidental, a Auto Union também teve acesso ao projeto original e ao ferramental de fabricação da carroceria do F9, que por sorte não haviam sido entregues pelo fornecedor externo que havia trabalhado no projeto antes de 1942.
Destaques dos classificados
Nascia assim, em 1950 o DKW F89, a versão ocidental do IFA F9. Dois automóveis muito similares (exceto pelos detalhes), baseados naquele mesmo protótipo F9 pré-Guerra. No entanto, o IFA F9 já era equipado com motor de três cilindros de 910cc, enquanto o DKW F89 mantinha o antigo dois cilindros de 684cc, herdado do F8.
Em 1955, chega o F91
Nossa peruinha DKW-Vemag Universal, baseada na F91, já com motor de 3 cilindros
Para substituí-lo, em 1955 foi lançado o DKW F91, agora com motor de três cilindros (3=6), a versão original alemã da brasileira DKW-Vemag Universal, a perua lançada em novembro de 1956 e que deu origem à Vemaguet e ao Belcar — ambos baseados no F94, um pouco maiores e mais largos.
O DKW F89 de nosso “test-drive”
Como dissemos no início, ele foi fabricado em 1953. Exportado para os EUA, ele preserva todas as características originais — exceto pelo veludo listrado dos bancos, que não sabemos se está no padrão correto e pelos pneus radiais. Detalhes que pouco importam. O motor é o 2 tempos, dois cilindros de 684cc.
Repare no desenho da grade e dos vidros; nas laterais limpas, nas setas “bananinha”, no formato das pequenas lanternas traseiras de luz única. Note como é mais estreito e curto em relação aos DKW-Vemag nacionais.
Mas, achamos que seu grande charme está na alavanca do câmbio, que fica bem no meio do painel, entre os instrumentos e o porta-luvas, como nos antigos modelos Citroën.
Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Bringatrailer.com
Video: Motorsports Memories, no Vimeo
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!