Repórter Maxicar

Lancia revive sua divisão HF de alta performance

Lancia HF

Fabricante italiana acaba de apresentar a versão moderna da logomarca HF. Ela foi originalmente criada em 1963 por um grupo de entusiastas da marca

A Lancia acaba de apresentar a nova logomarca de sua divisão de alta performance HF. A revelação acontece junto com o lançamento na Itália do filme “Corrida Para a Glória” (assista ao trailer!), que fala do embate entre Audi e Lancia no Campeonato Mundial de Rally de 1983.

A nova versão da logo mantém os mesmos elementos das anteriores, mas em outras cores

A nova logo HF manteve todos os elementos originais dos anos 1960, utilizando as cores branco, vermelho e preto, as mesmas do Lancia Fulvia Coupê de 1966.

O primeiro modelo a adotar a nova logomarca será a versão de alta performance do elétrico recém lançado Lancia Ypsilon. Mas, o Ypsilon HF será apresentado apenas no ano que vem. Com motor de 240 cv (contra 150cv da versão convencional), terá uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos.

O recém lançado Ypsilon, terá uma versão HF de alta performance no ano que vem

“Após a apresentação do novo Lancia Ypsilon, o primeiro automóvel da nova era da marca, damos hoje mais um passo à frente no caminho do seu renascimento, para enfatizar a alma mais brutal e radical da marca e o seu compromisso de se concentrar em modelos de performance, revivendo um sonho que impressionou imensas pessoas em todo o mundo. O orgulho no glorioso passado esportivo da marca tem sido uma das inspirações para os futuros modelos Lancia”, afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia.

As origens da logo Lancia HF

A logo original de 1963 e a versão dos anos 1980/90


O logotipo HF apareceu pela primeira vez no Salão do Automóvel de Genebra de 1960, quando um grupo de entusiastas da marca fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (que significa High-Fidelity), reservado para aqueles que compraram pelo menos seis automóveis Lancia novos. As iniciais HF apareceram oficialmente pela primeira vez em alguns modelos esportivos Lancia, como o Flaminia Pinin Farina Coupê, o Flaminia Sport Zagato e o Flavia Coupê.

Em fevereiro de 1963, Cesare Fiorio — então diretor esportivo da Lancia — em conjunto com alguns pilotos e proprietários apaixonados, fundou a HF Lancia Racing Team. O logotipo escolhido consistia nas letras maiúsculas HF, brancas sobre um fundo preto, com quatro elefantes e a inscrição branca sobre fundo vermelho “SQUADRA CORSE” abaixo.

HF

Lancia Delta Integrale HF

Inúmeros foram os sucessos dos automóveis Lancia HF desde o nascimento da HF Lancia Racing Team. Em 1972, o Fulvia HF venceu o Campeonato Internacional de Construtores, que se tornou no Campeonato Mundial de Ralis a partir do ano seguinte; uma competição que viu o mesmo Fulvia HF e o Stratos HF triunfarem em 1974 e o Stratos HF no biênio 1976-1977, culminando nos seis títulos consecutivos conquistados entre 1987 e 1992 pelo icónico Delta HF com tração integral.

O significado do elefantinho

Entre a lenda e a realidade, diz-se que em 1953 o pequeno elefante foi escolhido como amuleto da sorte por Gianni, filho de Vincenzo Lancia e Diretor-Geral da Lancia de 1949 a 1955. O significado seria atribuído à ideia de que, uma vez lançados numa corrida, os elefantes são imparáveis. O símbolo do paquiderme galopante parece ter surgido da mitologia oriental, como símbolo de boa sorte e de vitória, desde que seja representado com a tromba estendida para a frente.

Com informações e fotos da Lancia Communications / Stellantis

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados