Repórter Maxicar

Lamborghini participou do The ICE Concours d’Élégance 2024

The ICE

A Lamborghini Polo Storico apresentou dois clássicos V12 do acervo do Museu Lamborghini: o 400 GT 2+2 1968 e o Jarama GTS 1973

A Automobili Lamborghini participou do The ICE — Concurso Internacional de Elegância, realizado no lago congelado de St. Moritz – Suíça, de 23 a 24 de fevereiro, pelo segundo ano consecutivo. A Casa de Sant’Agata Bolognese esteve representada pela Lamborghini Polo Storico, ponto de referência para todos os entusiastas e colecionadores internacionais da Lamborghini, muitos dos quais foram recebidos no evento.

Durante o evento, a Automobili Lamborghini apresentou dois carros da sua coleção do Museu Sant’Agata Bolognese: um Jarama GTS 1973, pronto para um fim de semana na neve, equipado com porta-esquis, esquis e tobogã; e um 400 GT 2+2 1968. Ambos os modelos são muito importantes na história da empresa. Embora representativos de duas décadas históricas diferentes — a década de 1960 com suas formas arredondadas e a década de 1970 com seu design angular característico — ambos os Lamborghini 2+2 apresentados em St. Moritz são equipados com o mesmo motor: o lendário Lamborghini V-12 de 4 litros, com árvores de cames duplas no cabeçote na posição longitudinal dianteira.

The ICE: sobre o lago congelado suíço

O The ICE, que significa “International Concours of Elegance” e que está em sua terceira edição, afirmou-se desde o início como um dos eventos mais cativantes do mundo dos automóveis clássicos. Além do concurso propriamente dito, onde os mais de 50 carros inscritos são julgados não só por especialistas da área, mas também por artistas e arquitetos, a principal atração do evento é o palco em que acontece: o lago congelado de St. Moritz aninhado no Vale da Engadina.

Alessandro Farmeschi, Diretor Global de Pós-Vendas da Automobili Lamborghini, comentou: “A participação da Polo Storico no The ICE foi uma oportunidade de conhecer nossos clientes e entusiastas dos modelos clássicos da Lamborghini em um ambiente verdadeiramente único. Este evento está próximo do nosso espírito e da nossa forma de celebrar a paixão pelos nossos carros clássicos: bonitos de ver, mas também divertidos e emocionantes de conduzir. É um contexto incomum ver um Lamborghini histórico, ainda mais quando se trata de carros que costumam ser admirados em nosso museu.”

Com a presença em St. Moritz, a Lamborghini Polo Storico inicia o seu 2024 junto de clientes e entusiastas, inaugurando um ano já repleto de metas, certificações e restaurações, confirmando uma aposta cada vez maior na preservação do património histórico da Casa de Sant’Agata Bolognese.

A dupla de Lamborghinis no The Ice

► 400 GT 2+2 1968

Em 1966 foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra o 400 GT, ligeiramente revisto nas suas linhas em relação ao 350 GT, especialmente na parte traseira da carroceria, elevada em 6,5 centímetros para se tornar um 2+2 e equipado com o motor de 12 cilindros que aumentou para 4 litros, entregando 320 cv a 6.500 rpm graças ao aumento do diâmetro. Com o 400 GT, o V12 atingiu o seu estágio perfeito de desenvolvimento e se tornou o motor de assinatura da Lamborghini, passando a equipar, com as respectivas evoluções, todos os carros de 12 cilindros produzidos na década seguinte em Sant’Agata Bolognese.

O 400 GT 2+2 também adotou a caixa de câmbio e o diferencial da Lamborghini, projetados e fabricados internamente, e uma suspensão traseira revisada. Na edição de outubro de 1966 da revista American Road & Track, o 400 GT 2+2 foi chamado de “o melhor GT que já tivemos a oportunidade de testar”, uma observação que agradou Ferruccio Lamborghini que, apenas três anos antes, havia iniciado seu novo empreendimento, com o desejo de fazer o melhor GT do mundo. O 400 GT 2+2 em exposição no The ICE foi entregue em março de 1968 na Grand Garage des Nations, em Genebra, na cor “Grigio Saint Vincent” com interior marrom tabaco e agora faz parte da coleção do Museu Automobili Lamborghini.

► 1973 Jarama GTS

O Jarama GT foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em março de 1970. Era então o novo GT 2+2 da Lamborghini, criado para substituir o Islero. A carroceria ultramoderna é obra da Carrozzeria Bertone e é uma expressão perfeita das formas automotivas que caracterizariam a década de 1970, feitas de linhas tensas e angulares. O Jarama é um verdadeiro carro Gran Turismo, perfeito para uma condução confortável, rápida e prazerosa em longas distâncias com luxo.

Seu design permite acomodar dois adultos e duas crianças no banco traseiro, além de diversas bagagens. Uma das características estilísticas do Jarama são as “pálpebras” que cobrem os faróis dianteiros quando não estão em uso, uma característica única em toda a história da produção da Lamborghini.

Em 1972 nasceu o Jarama GTS, com o mesmo motor V12 de 4 litros, no entanto mais potente — agora com 365 cv — e algumas mudanças estéticas, como entrada de ar elevada no capô, entradas de ar nos para-lamas dianteiros e novas rodas Campagnolo. Dentro da cabine o GTS recebeu assentos com encostos contornados para permitir maior espaço aos bancos traseiros, painel de alumínio, novo arranjo de botões secundários e direção hidráulica padrão. A produção durou até 1976. Foram produzidas 327 unidades: 177 GT e 150 GTS.

O GTS 1973 exibido em St. Moritz, agora propriedade da Automobili Lamborghini, foi vendido novo na Sicília e está em sua configuração original com carroceria “Blu Tahiti” e interior amarelo mostarda.

Redação: Lamborghini Polo Storico
Fotos: Lamborghini Media Center e Divulgação – The ICE

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