Repórter Maxicar

Audi Sport Quattro está completando 40 anos

Audi Sport Quattro

Versão especial do Quattro lançada em 1984 teve apenas 200 unidades fabricadas para homologação do modelo em competições

Apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 1980, o Audi Quattro foi o primeiro carro de rali a aproveitar as vantagens das regras então recentemente alteradas que permitiam o uso da tração nas quatro rodas em competições. Ele revolucionou o mundo dos ralis, ganhando provas consecutivas nos anos seguintes. O Audi Quattro teve versões de competição e de rua, com produção total de 11.452 carros até 1991.

Audi Quattro

Versão original do Audi Quattro, lançada em 1980. Ele tem 32 cm a mais de entreeixos que o Sport Quattro

Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

O nascimento do Audi Sport Quattro

Mas, para manter a vantagem sobre os seus rivais, a partir de 1982, a Audi começou a desenvolver um Quattro com distância entre eixos mais curta e carroceria mais leve. Nascia assim, em 1984, o Audi Sport Quattro, modelo de rua criado para homologação, com produção limitada a 200 unidades, que serviu de base para a versão do carro de rali do Grupo B.

Audi Sport Quattro

Audi Sport Quattro em versão de rali: 450cv


 Apelidado de “short Quattro”, por causa da distância entre eixos 32 cm mais curta que a Quattro convencional (2.20 cm contra 2.52 cm), ele estava repleto de recursos de alto desempenho e tecnologia, a começar pela carroceria com componentes em fibra de carbono e kevlar, fabricada pela encarroçadora Baur, de Stuttgart. O motor de 5 cilindros turbo-alimentado gerava 306cv na versão de rua, o tornando o mais potente automóvel alemão da época. Para a versão de pista, a potência era ampliada para 450cv.

O Audi Sport Quattro estava disponível em quatro cores: Vermelho Tornado, Azul Copenhagen, Verde Malaquite e Branco Alpino. Mas a pedido de clientes, dois exemplares foram pintados de preto. Todas as 200 unidades foram produzidas em uma só “fornada”, para só depois serem entregues aos compradores. Na versão de pista, outros 22 carros foram fabricados.

O Audi Sport Quattro de nossa galeria

Este exemplar branco mostrado em nossa galeria está a venda através de um leilão promovido pela RM Sotheby’s que acontecerá no dia 25 de janeiro, no estado norte-americano do Arizona. A expectativa é a que seu valor possa alcançar até incríveis US$ 700 mil — algo em torno de R$ 3.400.000!

Vendido zero quilômetro em 1984 para o famoso colecionador japonês Yoshikuni Okamoto, ele tem atualmente apenas 8.800 quilômetros rodados. Acompanham m conjunto de ferramentas e macaco original, manual do proprietário e de serviço, manual do rádio, documentos de importação, notas fiscais antigas e faturas de serviço.

Redação: Fernando Barenco, com informações da Audi Tradition
Fotos: Audi Media Center e RM Sotheby’s

Deixe seu comentário!