Coberturas

Encontro Mensal AGMH – julho/2023 – Rio de Janeiro, RJ

Uma fumacinha azulada no ar…

Este mês, uma homenagem à linha DKW-Vemag, com a participação de 14 carros da marca

O Encontro Mensal AGMH de julho — que aconteceu no Mercado CADEG no último domingo, 16 — homenageou os pitorescos carros da extinta marca DKW-Vemag, cuja principal característica é o motor de três cilindros, com ciclo de dois tempos e que leva o óleo lubrificante diretamente misturado à gasolina. Por isso, ao acelerar, solta aquela fumacinha azulada, conhecida entre os “vemagueiros” como “blue cloud”.

Os modelos da marca estão a cada dia mais raros. Por isso, a turma do AGMH convocou o amigo Roberto Fróes, um especialista em DKWs, para ajudar na convocação de proprietários do Grande Rio.

O Candango e a carreteira de Roberto Fróes


A receptividade não poderia ter sido melhor: o Encontro Mensal AGMH de julho reuniu nada menos que 14 DKWs, dois deles do próprio Fróes: um jipinho Candango 1960 e um Belcar, réplica das carreteiras de corrida dos anos 1960 — carro que o próprio colecionador idealizou. O nº 10 homenageia o famoso piloto Marinho, da Equipe DKW.  Fróes possui ainda há vários anos um Belcar 1963, preto com teto branco e interior vermelho. Um charme!

“Celeste”, o destaque

Ao lado de “Celeste”, Lessa (segurando o troféu), Fróes (de camiseta preta), com os amigos do AGMH


Mas o DKW eleito o Destaque do Evento foi a “Celeste”, um lindo Belcar azul 1963 pertencente ao empresário de Niterói-RJ, Gerson Lessa. Mas apesar do impecável estado de conservação, se engana quem pensa que “Celeste” fica o tempo todo guardada na garagem. Pelo contrário! Gerson a coloca constantemente na estrada: já esteve em edições do encontro nacional de DKW em Poços de Caldas; viajou para os três estados do Sul do Brasil; e até participou de encontros internacionais, na Argentina e no Uruguai. Afinal, como dizem os antigomobilistas-raiz: “carro antigo que não roda, não conta história!”.

VW Karmann-Ghias, Ford Maverick e Puma GTB Série 1 foram outros carros participantes


Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Guilherme Ramos

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados