Curiosidades

London to Brighton: a mais antiga corrida de automóveis do planeta

London to Brighton

Ela acontece desde 1896 e reúne os carros mais antigos também: podem participar somente os fabricados até 1905

A London to Brighton Veteran Car Run acontece anualmente na Inglaterra — sempre no 1º domingo de novembro — e é a mais antiga corrida de automóveis do mundo. Um evento incrível, quase inacreditável, não apenas pelo fato de ter tido sua edição de estreia em 1896 (ou seja: há quase 130 anos), mas também porque só é permitida a participação de automóveis fabricados até 1905. Isso mesmo: 1905!

E só não foi realizada em duas ocasiões: durante a II Guerra Mundial e por causa da pandemia da COVID-19. É organizado pelo Royal Automobile Club de Brighton e como próprio nome diz, tem largada em Londres e chegada em Brighton — cidade turística litorânea — num percurso total de 90 quilômetros. A grande maioria dos automóveis chega sem problemas. Mas como se trata de modelos com pelo menos 118 anos, alguns defeitos são inevitáveis.

Outro fato admirável: mesmo sendo permitida apenas a participação de veículos tão antigos, a London to Brighton não tem recebido menos do que 500 inscritos nos últimos anos, com participações de toda a Europa.

Podem competir automóveis com motor a explosão, a vapor ou elétricos (sim, eles eram muito populares na virada do século XX) — de três ou quatro rodas. O sucesso de público também é enorme e a diversão, lógico, é garantida!

Visite o site oficial da London to Brighton Veteran Car Run , com fotos e mais fotos, vídeos, histórico, programação, mapa do percurso e muito mais. Aliás, foi de lá que tiramos essas cativantes imagens que ilustram a nossa matéria.


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024