MaxiBlog

À venda essa incomparável coleção de Chevrolet Corvette

Corvette

São 15 carros. Todos C4; todos vermelhos; todos com baixa milhagem; todos coupês; todos do mesmo dono! Não é incrível?

Em 1984, com um ano de atraso*, a Chevrolet apresentava a aguardada quarta geração do Corvette, conhecida simplesmente como C4.

No ano seguinte, um morador de Topeka, no Kansas, comprou uma dessas maravilhas esportivas, mas acabou decidindo vende-lo poucos anos depois, por causa das condições precárias das estradas de sua região.

Mas as lembranças daquele fascinante Corvette C4 nunca saíram de sua mente. Assim, em 2012 ele decidiu comprar outro e optou por um vermelho, igual àquele que havia comprado zero quilômetro 27 anos antes.

No final do mesmo ano, já eram sete os Corvettes em sua garagem. E no ano seguinte essa incomparável coleção já estava completa: nada menos que 15 Corvettes C4 coupês— um de cada ano em que essa geração foi produzida: de 1984 a 1996 — todos vermelhos. E além de tudo, todos com baixa milhagem.

De 1990 são dois exemplares: um padrão e outro da série limitada ZR1. A partir desse ano, até 1995, todos são ZR1.  Embora as diferenças visuais entre o Corvette padrão e o ZR1 sejam sutis, como acabamento interno e rodas mais largas, o grande diferencial estava no motor, que no ZR1 era o LT5 de 375hp, projetado pela Lotus.

Entre todos esses 15 esportivos rubros, o que tem mais baixa milhagem é o ZR1 1993, com apenas 9.825 milhas; e o de milhagem mais alta é o 1987, com 27.283 milhas rodadas.

Mas parece que esse colecionador norte-americano cansou de manter os Corvettes vermelhos e toda a coleção será vendida em um leilão realizado pela Mecum Auctions, no início de dezembro desse ano. Sem valores de reserva.

*Uma curiosidade sobre o Corvette C4

Inicialmente, a quarta geração do Corvette, ou C4, estava programada para ser lançada no final de 1982, já como modelo 1983. Mas diversos fatores acabaram atrasando o projeto, sendo produzidos somente 43 protótipos. E todos — menos um — foram destruídos após a fase de testes, como é de praxe na indústria automobilística.

Assim o lançamento do Chevrolet Corvette C4 foi adiado por um ano, com os primeiros exemplares fabricados no final de 1983, já como modelo 1984.

Assim, não existe Corvette 1983/1983.

Quer dizer… existe um! Aquele protótipo que não foi destruído junto com os outros, passou algum tempo abandonado na própria fábrica. Depois foi restaurado e atualmente faz parte do acervo do National Corvette Museum, no estado do Kentucky. Em 2014 ele quase foi “engolido” juntamente com outros sete Corvettes, quando uma enorme cratera se abriu no piso do museu.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Auctions

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados