Clássicos em video

Barn Find: uma coleção de carros franceses “escondida” por décadas em um castelo

VIDEO. Comprados nos anos 1960 e 1970, os cerca de 40 exemplares permaneceram abandonados nas dependências de um castelo e alguns até num antigo cinema

Ao contrário do que se possa supor, ainda há muitos carros clássicos “escondidos” em galpões, garagens e propriedades rurais mundo afora. Essa, de raríssimos carros franceses, foi encontrada recentemente no interior daquele país pelo especialista Antoine Mahé, um “caçador de relíquias” da casa de leilões Artcurial Motorcars.

Assista esse video!

São cerca 40 automóveis raríssimos, todos de luxuosas marcas francesas (exceto um Hispano-Suiza), em estados de conservação variáveis, mas todos para restauração.

A origem da coleção é curiosa. Por causa de sua profissão, o engenheiro Pierre Héron viajava muito pela França e outros países da Europa nos anos 1960. Apaixonado por carros clássicos produzidos em seu país natal, em 1965 começou a buscar modelos raros, mas ainda pouco valorizados, o que aconteceu durante 10 anos.

No castelo e no cinema

Como não tinha onde guardá-los, os carros foram sendo armazenados em um castelo pertencente a um amigo. Outros, em um antigo cinema desativado, que Pierre comprou especialmente para usar como garagem, depois de remover as poltronas. Esses ficaram bem protegidos, bem como os guardados em garagens no castelo.

Mas outros não tiveram a mesma sorte. Foram armazenados em um celeiro com infiltrações, ou em vagas cobertas sem nenhuma parede. Valiosos modelos permaneceram ao ar livre, cobertos por lonas, ou totalmente desprotegidos.

Pierre era uma pessoa muito discreta. Morreu há alguns anos e nas últimas décadas poucas pessoas haviam visto ou mesmo tinham conhecimento de sua preciosa coleção de carros franceses. Infelizmente, ficaram abandonados nos últimos anos.

Leilão dos carros franceses

24 deles serão leiloados no dia 02 de Julho no famoso Circuito de Le Mans. São carros de marcas pouco conhecidas e extintas como Talbot Lago, Hotchkiss, Salmson, Tracta e Delahaye, fabricados entre as décadas de 1920 e 1950.

Mesmo no estado em que encontram, alguns valem verdadeiras fortunas. É o caso do Delahaye 148 L Cabriolet 1939 e do Tracta-Grégoire Coupé Sport 1956, que podem chegar a 80 mil Euros; e do Delahaye 135 M Cabriolet Figoni & Falaschi 1948, que, espera-se que seja vendido por uma quantia bem maior: 200 mil Euros.

Hoje, 23 de junho, o Euro está cotado a R$ 5,50. Então, faça as contas!


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados