Repórter Maxicar

“Ferrari Forever”: exposição comemora os 75 anos da marca

Ferrari Forever

Mostra acontece no Museu Enzo Ferrari e reúne 15 modelos certificados pelo “Ferrari Classiche”, alguns deles restaurados por esse departamento que cuida da preservação de clássicos da marca italiana

Em 12 de março de 1947, Enzo Ferrari deu início à fabricação do Ferrari 125 S, o primeiro carro a levar seu nome. Aquela Ferrari que cruzou os portões de Maranello era mais do que um carro novo, era uma declaração de intenções e o início de uma cultura de excelência de 75 anos construída sobre artesanato, dedicação, tradição e inovação. É uma cultura que criou um fluxo de obras-primas automotivas, cada uma destinada a transcender o tempo.

Ferrari Classiche

75 anos depois, a Ferrari está comemorando seu aniversário no Museu Enzo Ferrari em Modena, abrindo as portas do Ferrari Classiche – um departamento único que o público geralmente nunca vê. Criada em 2006, oferece aos proprietários um serviço exclusivo projetado para proteger o patrimônio inestimável que as Ferraris clássicas representam.

“Ferrari Forever” apresenta o trabalho realizado por este departamento e os serviços que oferece – como a Certificação de Autenticidade, reservada a todos os carros de estrada, esportivos e protótipos Ferrari com mais de 20 anos. Isso permite que os proprietários obtenham um documento oficial que ateste a autenticidade total de seus carros.

Ferrari Forever

A exposição leva os visitantes através da fascinante manutenção e restauração realizada na oficina da Ferrari Classiche – processos que trazem carros de todas as idades de volta ao seu esplendor original. Este trabalho conta com o acesso à fundição e às máquinas-ferramentas que produziram as peças originais. Nada disso seria possível sem a expertise de técnicos altamente especializados, que conhecem profundamente os segredos dos motores Ferrari e as características únicas de cada modelo.

Há um foco particular no Arquivo Histórico, uma coleção perfeitamente preservada das folhas de montagem de cada Ferrari produzida desde 1947. O acesso ao Arquivo garante que todo o trabalho da Ferrari Classiche esteja em conformidade com os projetos originais.

“Ferrari Forever”: os carros

A história do trabalho de Ferrari Classiche é complementada por 15 carros oficialmente certificados em exposição, incluindo alguns restaurados pelo próprio Departamento.

A essência da história da Ferrari pode ser encontrada nesses veículos, que incorporam a alma esportiva da marca. Existem modelos exclusivos do Gran Turismo, como o 250 GT Competizione Tour de France de 1956, do designer e construtor de carrocerias Sergio Scaglietti. A carroceria de alguns dos carros esportivos mais atraentes e vitoriosos da Ferrari foi moldada por mestres artesãos no atelier Carrozzeria Scaglietti. O armário de troféus do 250 GT é um dos mais extensos da história dos carros esportivos, tendo conquistado um número recorde de vitórias em sua classe GT.

Outro exemplo de rara beleza na exposição é o 250 GT Cabriolet 1959, construído em número limitado por Pinin Farina. Destinado a clientes sofisticados que adoravam frequentar destinos glamorosos na Côte d’Azur e na Califórnia, este elegante Ferrari Gran Turismo de capota aberta oferecia linhas equilibradas e uma condução confortável. Foi visto nos eventos mais exclusivos do mundo e desempenhou um papel de protagonista na tela grande em filmes de Hollywood e na vida cotidiana de atores importantes e jet-setters internacionais como Barbara Hutton.

Além dos carros clássicos em exibição, os visitantes também terão a oportunidade de admirar artefatos únicos, como um “mascherone” original da Ferrari 500 Mondial de 1953. Na época, para fazer carros alinhados com a visão do designer, os construtores de carrocerias criavam um modelo de referência para determinar a silhueta final do veículo. As chapas metálicas utilizadas – principalmente alumínio na Ferrari – foram moldadas à mão e “costuradas”. Esta bela peça de arte automotiva é uma prova do extraordinário nível de habilidade que floresceu na Ferrari entre as décadas de 1940 e 1960.

Ferrari Forever

Para marcar seu 75º aniversário, “Ferrari Forever” conta a história de uma tradição de excelência que transcende o tempo – que continuará a inovar e evoluir no futuro. Também servirá como um lembrete de que toda Ferrari tem o potencial inato de se tornar um futuro clássico.

A exposição estará aberta ao público no Museu Enzo Ferrari, em Modena, até 17 de fevereiro de 2023.

Texto e fotos: Ferrari Classiche


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.