Coberturas

Exposição Nacional de Antigomobilismo – Campinas, SP

Exposição Nacional de Antigomobilismo

Um colorido diferente na Lagoa do Taquaral

Evento de três dias aconteceu no famoso parque de Campinas. Destaque para os ônibus e caminhões antigos e os Studebakers do colecionador Mário Ferretti

Um dos principais parques de Campinas, a Lagoa do Taquaral ganhou uma atração a mais neste fim de semana. A Exposição Nacional de Antigomobilismo aconteceu de 03 a 05 de dezembro e reuniu automóveis fabricados a partir da década de 1920, e também caminhões e ônibus que contam um pouco da história dos transportes no Brasil.


Além de curtir a exposição, os visitantes puderam dar um passeio de bondinho e conhecer uma réplica da “Anunciação”, a caravela de Pedro Alvarez Cabral em sua chegada ao Brasil em 1500. Toda em madeira, ela foi construída na década de 1970 e mede 29 metros de comprimento, 11 de altura e 8,7 metros de largura. Em seus primeiros anos ficava ancorada no meio da lagoa. Mas por dificuldades de manutenção, hoje fica em terra firme.

Studebakers


Morador da região, o colecionador Mário Ferretti levou à Exposição Nacional de Antigomobilismo três de seus famosos Studebakers dos anos 1950, todos em versão hot rod: duas picapes e um automóvel Commander. Ferreti é o maior entusiasta brasileiro dessa extinta marca americana, mantendo uma considerável coleção de exemplares originais e modificados.

Também de Campinas, a antiga Viação Caprioli levou diversos ônibus de seu acervo, inclusive seu primeiro veículo — um caminhãozinho Chevrolet 1926 —; a Jardineira Chevrolet 1928 que participou da novela “Desejo Proibído”, da Rede Globo; e uma dupla de ônibus Mercedes-Benz O-321 da década de 1960, a primeira versão do MB Monobloco.

Bombeiros


Entre os caminhões, dois exemplares de Bombeiros estiveram entre as principais atrações. O vermelho é um Ottawa-Beck 1500/500 1987, genuíno veículo da brigada de incêndios do estúdio de cinema Warner Bros, em Los Angeles, Califórnia. O amarelo por décadas prestou serviço no Corpo de Bombeiros da pequena North St. Paul, uma cidade de apenas 12 mil habitantes, em Minnesota. Ambos foram importados para o Brasil em 2017.

Carro do Premier

O luxuoso Mercedes Benz “Adenauer”


Em se tratando de automóveis, um dos mais marcantes foi o luxuoso Mercedes-Benz 300D Saloon 1958. Com código interno W189, este modelo recebeu o apelido de “Adenauer”, já que era o carro preferido do então Primeiro-Ministro alemão Konrad Adenauer, que assumiu o cargo logo depois da II Guerra Mundial. Um exemplar foi vendido em março deste ano em leilão da Bonhans por £ 54,000.


Outros destaques foram o Romi-Isetta 1959, os Chevrolet Bel Air 1955 e Impala 1963, Opala 1970 e Veraneio de Luxo 1974; as picapes DeSoto 1950, por sua raridade e Ford Modelo A 1931 pelo incrível projeto de customização; o DKW Vemaguet 1967; e o Maverick Sedan 1975.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz: Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados