Clássicos em video

VIDEO – Mercedes-Benz O-321: conheça o exemplar do acervo da fábrica

O Canal Planeta Caminhão esteve na fábrica da Mercedes-Benz para ver de perto esse “dinossauro” monobloco de 1961

O Mercedes Benz O-321 foi lançado no Brasil em 1958. Fabricado pela própria Mercedes-Benz, tinha como principal característica a estrutura monobloco. Ou seja: ao contrário de outros ônibus, produzidos por encarroçadoras, ele já nascia como ônibus, sem o uso de chassis de caminhão.

O excelente Canal Planeta Caminhão do Youtube, foi à fábrica da Mercedes Benz conhecer em detalhes um O-321 1961 que pertence ao próprio acervo da empresa. Com conservação impecável em todos os detalhes, funciona perfeitamente, como há 60 anos.

Para matar as saudades, o canal convidou um antigo dono de empresa de ônibus de São Paulo, que tinha em sua frota há 40 anos, alguns ônibus da “família MB Monobloco”. O ex-empresário dos transportes se emocionou aos dar algumas voltinhas pelo pátio da empresa, recordando as características desse que é um dos mais clássicos modelos de sua época, como a alavanca mecânica de abertura e fechamento da porta e o comando de seta no aro cromado do volante. E ainda, o sistema de resistência de aquecimento do óleo antes da partida, o inconfundível ronco do motor traseiro de 6 cilindros, o engate suave das marchas, o lindo painel de instrumentos e o esmerado acabamento.


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados