Clássicos em video

Video: entenda como funciona a embreagem

Você já se perguntou o que acontece quando você pressiona o pedal esquerdo de seu carro com câmbio manual? Esse vídeo super didático em forma de animação explica tudinho!

O bom e velho câmbio manual já vem se tornando mais raro nos modelos modernos, mas equipa a esmagadora maioria dos carros antigos nacionais e também boa parte dos importados. Embora saibamos que não é de hoje que os norte-americanos são adeptos do câmbio automático. O primeiro carro equipado com ele nos EUA foi um Oldsmobile, em 1940.

Mas se você é das antigas,  acha que essa é a verdadeira sensação de dirigir e por isso continua optando por carros com câmbio manual, já deve ter se perguntado o que acontece quando aperta o pedal da embreagem. Ele é sempre muito requisitado, pois precisa ser acionado nas partidas, nas paradas e nas trocas de marchas.

De modo bem didático e em forma de animação, esse vídeo do Canal Lesics do Youtube (versão em Português do norte-americano Learn Engineering) explica bem direitinho tudo o que acontece com seu carro quando você usa seu pé esquerdo.

De quebra, no final ele ainda te ensina a técnica de como arrancar de forma segura numa ladeira, sem deixar o carro morrer ou descer, usando apenas os três pedais, sem o uso do freio de mão.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.