Coberturas

Encontro Mensal AGMH – Dezembro/2021 – Rio de Janeiro, RJ

Encontro Mensal AGMH Dezembro

Destaque para o “cuore” italiano

Fiat e Alfa Romeo foram as marcas homenageadas este mês. “Novo clássico” foi escolhido o destaque do evento

Domingo, 19 de dezembro, foi dia do antigomobilista carioca ir ao Mercado CADEG para prestigiar o Encontro Mensal AGMH, em sua última edição de 2021.

“Cuore” italiano

Encontro Mensal AGMH Dezembro

A station wagon Alfa Romeo 156 foi eleita Destaque do Evento


Esse mês, duas marcas de origem italiana e pertencentes ao mesmo grupo, foram as homenageadas: Fiat e Alfa Romeo. Por isso, o automóvel escolhido como o Destaque do Evento foi o Alfa Romeo 156 SportWagon 2001, que pertence a Carlos Alberto Torres.

Produzido entre 1997 e 2006, o 156 marcou a volta das linhas arredondadas à marca italiana. Foi eleito o Carro do Ano na Europa em 1998 e teve grande êxito comercial, sendo vendidos 600 mil unidades entre sedans e SWs.

Confira outros destaques:


Ford F100 1960 – Em se tratando de hot rods (ou não!) ela está entre os modelos preferidos de picapes clássicas. Foi a primeira Ford produzida no Brasil, sendo igual ao modelo norte-americano fabricado até 1956.

VW Passat LSE 1987 – Conhecido como “Passat Iraque” essa versão foi exportada para aquele país do Oriente Médio, com pagamento em Petróleo, numa operação estranha que envolveu a Petrobrás. Os exemplares que sobraram foram comercializados no Brasil. Entre suas principais características estão as quatro portas, o motor 1.6 (outras versões já eram 1.8) e a opção de estofados em veludo vermelho.

DKW-Vemag Vemeguet 1964 – Modelo muito semelhante de peruinha, chamada DKW Universal, é oficialmente o primeiro modelo nacional, lançado em 1957. Essa é um pouco mais moderna e as portas de abertura normal indicam que foi produzida no segundo semestre de 1964, já que até o primeiro semestre daquele ano os DKWs tinham as famosas portas Dê-Xa-Vê.


Puma GTB 1977 – Esse modelo inaugurou a linha Puma com mecânica Chevrolet de 6 cilindros. Lançado em 1974, teve também a Série II, de 1978. Posteriormente foi lançado o AMV, considerado uma versão reestilizada do GTB.

DKW Malzoni 1966 – O carro precursor de toda a “Saga Puma”. Com motor DKW de três cilindros, passou por uma reestilização e se transformou no ano seguinte no Puma DKW, cuja fabricação também foi bem reduzida.

VW Fusca Série Ouro 1996 – Com produção de apenas cerca de 1.300 unidades e disponível em quatro cores,  ele marcou definitivamente o fim da produção do Fusca no Brasil, que no entanto continuou a ser fabricado no México até 2003. Esse exemplar impecável é na cor metálica “Vermelho Dakar”, uma das mais bonitas.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Guilherme Ramos

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.