Clássicos em video

VW SP2 é assunto de reportagem da TV alemã

Jornalista da DW considera nosso esportivo “o mais bonito VW refrigerado a ar já fabricado”. Modelo nunca pode ser exportado para a Europa por causa da legislação

Nosso esportivo SP2 não cansa de causar admiração na terra da Matriz da Volkswagen. Nesse test-drive da TV alemã DW feito em 2018, o jornalista especializado Christoph Bauer passeia num belo exemplar 1976 na cor ‘Laranja Outono’ e mostra ser um admirador desse peculiar projeto brasileiro.

Mas, apesar dos elogios, aponta também suas deficiências (reconhecidas inclusive por nós brasileiros), sendo a principal delas a falta de potência do motor 1.700 refrigerado ar, cujos parcos 65cv não foram suficientes para um desempenho de fato esportivo.

Não à toa, o nome de batismo, cuja sigla ‘SP’ oficialmente significava São Paulo”, não tardou a ser reinterpretada pelos típicos gaiatos de plantão na época  com Sem Potência”.

De acordo com a reportagem da DW, o VW SP2 foi exportado para a África e o Oriente Médio, mas foi barrado na Europa e nos Estados Unidos. O motivo seria a baixa altura de seus faróis, que não estava de acordo com a legislação vigente.

Hoje, mais de 40 anos depois do fim de sua produção, o SP2 ganhou uma legião de fãs mundo afora. E muitos exemplares têm deixado o Brasil rumo aos países europeus — principalmente a Alemanha, onde acontece inclusive encontros anuais do modelo.

Para o jornalista da DW, “o SP2 é o mais bonito VW refrigerado a ar já fabricado”, uma opinião que pelo jeito é compartilhada pelos colecionadores alemães.

LEIA TAMBÉM:

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados