Repórter Maxicar

Dicas de segurança e higiene para motoristas de aplicativo

A reputação dos motoristas de aplicativo, que antes passava basicamente pela simpatia, conforto do veículo e boa direção, hoje em dia está muito atrelada às medidas de higiene e segurança necessárias para barrar o Coronavírus. Por isso, se você dirige profissionalmente, é importante ficar atento a uma série de dicas para proteger você, seu carro e seus passageiros.

– Deixe os vidros do carro abertos. Caso estejam fechados, aconselhe o passageiro a abri-los assim que começar a corrida. Isso ajuda na circulação de ar e reduz os riscos de contaminação. Durante a pandemia, o ideal é evitar o uso do ar-condicionado, que facilita a circulação do vírus.

– Depois do término de cada corrida, desinfete as áreas de toque comum do carro, como o botão ou manivela de abrir o vidro, a maçaneta da porta e o cinto de segurança. É um trabalho minucioso e que tomará um tempo, porém extremamente necessário para a segurança.

– Peça para os passageiros se sentarem no banco de trás, deixando o espaço da frente livre.

– Não realize corridas com o carro cheio. Ou seja, o ideal é levar no máximo três passageiros, evitando pequenas aglomerações.

– Utilize uma barreira de plástico entre a parte da frente e a parte de trás do carro. Assim, caso você pegue um passageiro que está com Covid e não sabe, tem menos risco de contaminação durante a corrida.

– Para colaborar na sensação de segurança do cliente, comente sobre todas as medidas de higiene e segurança que você está tomando. Isso ainda poderá te ajudar na hora da avaliação.

– Deixe um frasco de álcool em gel disponível no carro e ofereça ao passageiro no início e no fim da corrida.

– Faça desinfecções completas no carro com frequência. O ideal é realizar uma a cada três dias.

– Mantenha o seu carro com um odor agradável. Em um artigo para o site GuiaDeBemEstar, a engenheira mecânica Vanessa Santos comentou sobre a importância desse fator: “Um bom cheiro passa automaticamente a impressão de boa higiene, aumentando a sensação de segurança dos passageiros e melhorando a reputação dos motoristas”.

– Não aceite passageiros sem máscaras. Para não perder corridas, vale a pena ter um pacote de máscaras sanitárias descartáveis e oferecer aos desprevenidos.

– Não se esqueça de que há muitos outros cuidados que vão além das medidas preventivas contra o Coronavírus e são essenciais para evitar acidentes de trânsito. Então, tenha atenção às ações simples que ajudam a manter o seu carro sempre como novo, envolvendo a bateria, os pneus, o freio, o óleo do motor e até a qualidade do combustível.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados