MaxiBlog

Petrópolis adota charretes elétricas para passeios turísticos

Charretes elétricas Petrópolis

Veículos novos, mas com design dos primeiros automóveis — fabricados no final do Século XIX — irão substituir as tradicionais ‘Vitórias’, puxadas por cavalos

Petrópolis, a famosa cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, irá adotar nos próximos meses o uso de charretes elétricas em passeios turísticos por seu Centro Histórico.

Batizadas de ‘Vitórias Elétricas’, o veículo procura manter o mesmo design das tradicionais ‘Vitórias’, as charretes puxadas por cavalos, que durante várias décadas foram utilizadas pelos turistas em visitas a locais famosos da cidade, como o Museu Imperial, a Casa de Santos Dumont, o Palácio Rio Negro, a Casa da Princesa Isabel, o Palácio de Cristal, entre muitos outros.

Pelo que pudemos apurar, este tipo de veículo para uso turístico é inédito Brasil, mas algumas experiências têm sido feitas nos Estados Unidos, Canadá, China e Alemanha.

Plebiscito

As ‘Vitórias’ originais saíram de circulação no ano passado, após um plebiscito que aconteceu junto com as eleições de 2018. Os que queriam o fim do uso de charretes alegavam os maus tratos aos animais. E 68% dos eleitores da cidade (117 mil) votou a favor da proposta.

Charrete Vitória

 As novas ‘carruagens-sem-cavalos’ da Cidade Imperial seguem o mesmo preceito dos primeiros automóveis — da virada do Século XIX para o Século XX — quando disputavam mercado os movidos a vapor, a gasolina e a eletricidade.

E os elétricos chegaram a deter uma boa fatia do mercado. Nos Estados Unidos, em 1900, por exemplo, havia mais modelos elétricos que a combustão. A Detroit Eletric, uma das mais famosas marcas, vendia em média 2 mil automóveis por ano.

À esquerda, Thomas Edison e um Baker Electric 1906. À direita, senhora recarrega as baterias de um carro elétrico, em 1910

SAIBA MAIS SOBRE OS VEÍCULOS ELÉTRICOS ANTIGOS!

Texto: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação, CPTrans

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.