Colunista Convidado

Aposentado constrói automóvel inspirado no início do século 20

Atualmente com 88 anos e morador de Santos-SP, Carlos Costa fez todo o trabalho de forma artesanal. Veículo foi baseado em francês de 1901

Construir réplicas de antigos automóveis de sucesso, especialmente os de origem europeia, como o Alfa Romeo P3 Monza de 1931 e o inglês MG TD 1953, eternizado na pele do MP Lafer, além de criações exclusivas inspiradas em clássicos da primeira metade do século 20, sempre povoaram a imaginação e a criatividade de entusiastas que não medem esforços para a realização de seus sonhos.

Carlos na oficina com sua criação


Um destes aficionados é o aposentado Carlos Costa Carvalho. Apaixonado por mecânica desde os tempos em que trabalhava no Porto de Santos, Carvalho sempre teve uma mente criativa. Quando jovem, entre as décadas de 1960 e 70 construiu trenzinhos, bondinhos e carrinhos de brinquedo para parques de diversões, chegando a vender algumas de suas criações para a Cidade da Criança, primeiro grande parque do gênero, em São Bernardo do Campo.

Biposto do engenheiro francês Georges Richard: a inspiração

Mas, o grande sonho do aposentado de 88 anos sempre foi construir um automóvel inspirado em veículos que marcaram a fase pioneira da indústria automobilística mundial. Inspirado em modelos épicos da Oldsmobile, Ford, Scania e Renault, entre outras marcas, em 2014, Carvalho idealizou e iniciou a construção de um automóvel, baseado num “biposto” construído pelo engenheiro francês Georges Richard, em 1901, buscando reproduzir, dentro de suas possibilidades, suas respectivas características técnicas e de estilo, respeitadas as condições necessárias para o seu perfeito funcionamento de acordo com a tecnologia empregada nos dias atuais.

Para dar aspecto funcional ao veículo, cuja carroceria e outros componentes foram produzidos artesanalmente, foi instalado um motor de quadriciclo Honda, de 150 cm³, rodas raiadas de 26 polegadas, retrovisores, pneus, componentes de suspensão, transmissão e freios, usados em motocicletas.

Do capô aos para-lamas, em aço — inteiramente fabricados na serralheria de propriedade de sua família — ao estofamento do banco, nitidamente remetendo ao design dos automóveis europeus e americanos do início do século 20, todos os detalhes refletem os conceitos idealizados por grandes visionários que em muito contribuíram para o desenvolvimento e crescimento de uma indústria, considerada uma das mais importantes do mundo.

Devido às limitações impostas pela atual legislação de trânsito em relação à segurança, Carvalho enfrenta dificuldades para licenciar seu automóvel, que ficou pronto em julho de 2018, inviabilizando o desejo de colocá-lo em circulação nas ruas, restringindo-a a pequenos percursos dentro de sua propriedade, na cidade de Santos, no litoral paulista.

    Muito mais que a realização de um sonho, um legado que Carlos almeja deixar para seus netos, perpetuando o espírito de preservação de um importante capítulo da história do automóvel.

    Deixe seu comentário!

    CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

    Eduardo Rodrigues

    Colaborador da Revista Classic Show, membro do Clube de Automóveis Antigos de Santos

    Novidades dos Classificados