Coberturas

VIII Passeio Cronometrado dos Vinhedos e 2º Passeio de Regularidade de Scooter Histórica dos Vinhedos, RS

Frio intenso desafia participantes

Maior evento de regularidade histórica do Brasil reúne 131 veículos antigos em final de semana de temperaturas baixas e roteiro de 180 quilômetros pela Serra Gaúcha

As estradas da Serra Gaúcha ficaram mais coloridas no sábado (6 de julho) com dezenas de veículos antigos participando do VIII Passeio Cronometrado dos Vinhedos e 2º Passeio de Regularidade de Scooter Histórica dos Vinhedos. Neste ano, 131 inscritos largaram, sendo 117 carros e 14 scooters. Maior evento do Brasil na modalidade, a edição 2019 teve adeptos do antigomobilismo de Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Duplas do Uruguai e Argentina também prestigiaram a iniciativa brasileira.

Momento da largada…


A recepção aos participantes ocorreu na sexta-feira, em Garibaldi, na Vinícola Domno, local da retirada dos kits de inscrição e coquetel do evento de caráter histórico cultural. A ocasião, que teve a presença da Rainha da Festa Nacional do Champanhe (Fenachamp), serviu para troca de informações entre os envolvidos e fortalecimento de conexões dos simpatizantes e clubes de antigomobilismo. Para encarar o frio de um grau negativo, todos apreciaram polenta com molho, prato típico da Serra Gaúcha. No dia seguinte, com mais frio ainda, os participantes puderam encantar-se com as dependências da Chandon, marca vinícola mundial que possui unidade em Garibaldi, onde aconteceu a saída, iniciada às 8h45min, e destinada aos carros fabricados até 1930.

O prazer de dirigir os veículos antigos 

Na edição número oito do passeio, uma novidade foi posta em prática: a partida dos veículos com diferença de 30 segundos entre um e outro. Com as baixas temperaturas do início da manhã, os inscritos com scooters, que largaram a partir das 8h53min, demonstraram coragem para enfrentar o frio e o vento num roteiro de 180 quilômetros e passagem pelas cidades de Farroupilha, Alto Feliz, Feliz, Bom Princípio, Pareci Novo, Tupandi, São José do Maratá, Salvador do Sul, Barão, São Pedro da Serra, Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves. Às 9 horas os carros voltaram à cena. Em 56 minutos, todos estavam na estrada aproveitando o prazer de dirigir veículos antigos que atraem a atenção por sua beleza, fruto do zelo dos apaixonados por automóvel.

Vinícola Don Guerino

Apreciando a linda paisagem do roteiro, os participantes tiveram um descanso maior na Vinícola Don Guerino, em Alto Feliz, onde se encantaram com as extensões de videiras em frente à empresa. No local, puderam apreciar vinhos oferecidos pela indústria, bem como comprar produtos no varejo com preço especial aos participantes do evento que já é destaque no Brasil. O desafio de andar no roteiro e tempo certos levaram a intensidade das cores de cada carro ou scooter para Tupandi, onde foi servido o almoço no restaurante Velho Casarão. Com uma hora de intervalo para a refeição, as duplas aproveitaram o tempo para alinhar a sintonia, conferir cronômetros e pegar a estrada novamente.

FestiQueijo em Carlos Barbosa

Em Salvador do Sul, uma calorosa recepção aguardou os participantes com um pequeno encontro de automóveis antigos. A passagem do comboio das lindas máquinas do passado pelo lugar encheu de beleza os olhos de quem aproveitou o bonito dia de sol para acompanhar o evento. A continuidade do desafio na estrada levou os antigomobilistas ao FestiQueijo, em Carlos Barbosa. O desfile dos carros pela região central do município, com uma pausa para foto com as soberanas da festa, indicava o fim dos trechos cronometrados existentes na planilha. O prazer em guiar os veículos levou os participantes a passarem por Garibaldi, com pausa na vinícola Courmayer.

Momento da chegada

Ao seguir a planilha, percorreu-se parte da antiga Estrada Buarque de Macedo, que ligava a Colônia Conde D’Eu (atual Filiado à: Garibaldi) a Bento Gonçalves, com chegada festiva na Fundaparque, onde todos foram premiados com uma medalha de participação depois de cruzar o portal inflável do Veteran Car Club dos Vinhedos, organizador do evento. À noite, em jantar festivo no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, aconteceu o reconhecimento aos veículos mais regulares do passeio cronometrado.

Momentos da Premiação

No total, foram nove categorias divididas por ano de fabricação dos automóveis: Vintage (até 1930), Pós-Vintage (1931 a 1945), Pós-Guerra (1946 a 1960), Contemporâneos I (1961 a 1970), Contemporâneos II (1971 a 1980), Contemporâneos III (1981 a 1989) e Scooter (até 1989); PRO (destinada a quem usa equipamento de navegação) e Clássica Feminina Coupé de Dames. A ocasião também serviu para a entrega de doação financeira com fins sociais para o Lar do Ancião, Associação dos Deficiantes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF) e Associação Pró-Autistas Conquistar de Bento Gonçalves (APAC). O montante de doações é um conjunto de donativos feitos pelos participantes do rally e pelo Veteran Car Club dos Vinhedos.

O VIII Passeio Cronometrado dos Vinhedos e o 2º Passeio de Regularidade de Scooters Histórica dos Vinhedos têm organização do Veteran Car Club dos Vinhedos. Co-realização da Confraria Vespa Motor Club. Supervisão da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA). Patrocínio de Imobiliária Faggion, HC Comercial, Easylog, Madeireira Bianchi e Vízia Óptica. Apoio de Dall’ Onder Grande Hotel, Altemir Vídeo, Conex, Chandon, Domno Importadora, Famiglia Valduga, Don Guerino e Courmayer, Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi. A oitava edição do Passeio Cronometrado dos Vinhedos integra o XI Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade Histórica, promovido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos com patrocínio de Baterias Cral, Motul e Allog; bem como também faz parte da IV Copa Gaúcha de Rally de Regularidade Histórica. Em 2020, o Passeio Cronometrado dos Vinhedos acontecerá no dia 11 de julho.

RESULTADOS

Posição / Nome / Cidade / Veículo
Categoria SCOOTER
1º André Sain / Bento Gonçalves-RS / Vespa Px 200 1986
2º Daniel Orso / Bento Gonçalves-RS / Vespa Px 200e 1986
3º Émerson Da Fre / Carlos Barbosa-RS / Vespa Piaggio 1987

Categoria Vintage até 1930
1º Sergio Chesini e Ibanez Basso / Garibaldi-RS / Ford Speedester 1928
2º Darcy Montemaggiore e Lauri Montemaggiore / Garibaldi-RS / Ford A Tudor 1928
3º Luiz Carlos Guarnieri e Lucas Guarnieri / Garibaldi-RS / Willys 98B 1930

Categoria Pós-Vintage de 1931 a 1945
1º Rogerio Franz e Mario Nardi / Porto Alegre-RS / Chevrolet Coupe Carretera 1939
2º Carlos Bianchi e Vera Bianchi / Garibaldi-RS / Chevrolet Sedan 1938

Categoria Pós-Guerra de 1946 a 1960
1º Jorge Colau e Airton Milezi / Bento Gonçalves-RS / GM 1951 Sw 1951
2º Adilson Antonio Frá e Gilberto Pedrucci / Garibaldi-RS / Linconl Continental 1947
3º Reinaldo Ismael Morilha e Marcelo Siqueira Gios / São Paulo-SP / Triumph TR3A 1959

Categoria Contemporâneos I de 1961 a 1970
1º Gina Mazzoccato e Franciele Sacchett Mazzoccato / Bento Gonçalves-RS / VW Fusca 1200 1965
2º Fernando Hillebrand Gudde e Andre Brandelli / Bento Gonçalves-RS / BMW 2002 1970
3º Marcelo Mantelli e Simone de Moura Bumbel / Porto Alegre-RS / MG B 1967

Categoria Contemporâneos II de 1971 a 1980
1º Julio Berriel e Vera Nonaka / Uruguai / Mercedes Benz 280SE 1972
2º Roberto Menegotto e José Antônio Carniel / Porto alegre-RS / Volkswagen Karman Ghia TC 1974
3º Daian Machio e Bruna Peruffo / Garibaldi-RS / Puma GTB 1976

Categoria Contemporâneos III de 1981 a 1989
1º Mauro José Weck e Rodrigo Cirne Lima / Porto Alegre-RS / Mercedes Benz 190E 1985
2º Jorge Lohmann / Germano Lohmann / Gramado-RS / Mercedes Benz 300ce 1988
3º Cesar Santini / Alejandra Levitt / Argentina / Datsun 280ZX 1981

Categoria PRO
1º Ronaldo Bitencourt e Fernando Milano / Porto Alegre-RS / Mercedes Benz 300E 1989
2º Paulo Menezes e Fernanda Menezes / Porto Alegre-RS / Chevrolet Chevelle Malibu 1968
3º Fernando Leibel e Adriano Braz / São Paulo-RS / Ford Mustang Fastback 1969

Categoria Clássica Feminina Coupé de Dames
1º Gina Mazzoccato e Franciele Sacchett Mazzoccato / Bento Gonçalves-RS / VW Fusca 1200 1965
2º Karin Wildner Collett e Gisele de Oliveira Deitos / Carlos Barbosa-RS / Ford Maverick Super Luxo 1979
3º Lizandra Mazzocato e Teresinha Dalla Costa / Bento Gonçalves-RS / Jaguar XJS V12 1977

Os resultados completos http://totemnow.com.br/site/2019/07/06/6-jul-rally-dos-vinhedos-rs/

Galeria de Imagens

 

Texto: Veteran Car Club dos Vinhedos
Fotos:  Veteran Car Club dos Vinhedos/Altemir Seibel
Edição: Fatima Barenco

Espalhe por aí!
  • 192
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    193
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados