Repórter Maxicar

Veículos modificados: tema de assembleia da FBVA gera polêmica

Circula nas redes sociais e grupos de WhatsApp texto que condena ações da entidade em defesa dos hot rods. FBVA publicou esclarecimentos

No último sábado, 22 de junho, a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) realizou uma Assembleia durante o Encontro Brasileiro de veículos Antigos, em Águas de Lindóia – SP. Entre os temas discutidos, um tem gerado grande polêmica entre os antigomobilistas: as ações da entidade em defesa dos veículos modificados e especiais.

Por conta desse assunto, está circulando nas redes sociais e grupos de carros antigos no WhatsApp o texto que reproduzimos abaixo — cuja autoria não conseguimos determinar, devido ao número de compartilhamentos — e que tem sido tema de acalorados debates virtuais. O texto defende que a FBVA deva se dedicar somente a assuntos ligados aos veículos originais.

Também nas redes sociais, colecionadores de antigos originais argumentam que os clubes de veículos customizados deveriam criar uma federação específica para a defesa de seus interesses e que é um equívoco juntar ambos os estilos numa mesma entidade.

Sobre o assunto, a FBVA publicou no Youtube um vídeo — que reproduzimos no alto desta reportagem — com argumentos contrários, fazendo um histórico da relação da entidade com os hot rods. Cita o workshop realizado em 2014 com a participação de membros de clubes de todo o Brasil e que deu origem à nova Carta de São Paulo, onde ficou decidida a criação de uma Comissão de Veículos Antigos Modificados.  Apresenta também alguns números de uma pesquisa realizada em março/abril deste ano entre os clubes filiados, em que mostra que 84% deles se declararam a favor de haver clubes dedicados aos hots nos quadros da FBVA. Na mesma pesquisa, 74% dos clubes filiados afirmaram ter veículos modificados em seus acervos.

O estudo apresenta ainda, entre outras coisas, um parecer técnico do embaixador da FIVA para a América do Sul, Alec Daly sobre o assunto.


Texto que circula nas redes sociais

Recebi hoje com perplexidade a absurda decisão tomada na assembleia da FBVA em Lindóia permitindo a filiação de clubes de HOTS E VEÍCULOS MODIFICADOS!

Em princípio nada temos contra os HOTS, porém eles são a antítese da preservação, conservação dos verdadeiros VEÍCULOS ANTIGOS.

A recente gestão da FBVA está unicamente voltada para aumentar sua receita, permitindo filiação de um grande número de clubes sem nenhum tipo de compromisso com o verdadeiro Antigomobilismo o que fez aparecer uma maioria numérica de associados, mas que na verdade quase nada representam na importância e qualidade de preservar o acervo

De veículos verdadeiramente antigos e originais do nosso Brasil!

VENHO FAZER UM APELO VEEMENTE A TODOS VCS NO SENTIDO DE CRIARMOS UM MOVIMENTO URGENTE DE PROTESTO E IMPEDIR IMEDIATAMENTE QUE ESTA DECISÃO INSANA, ABSURDA E QUE FERE FRONTALMENTE TUDO QUE CONSEGUIMOS CRIAR AO LONGO DE TANTOS ANOS PARA ENGRANDECER E QUALIFICAR ESTE MARAVILHOSO MUNDO DOS VERDADEIROS VEÍCULOS ANTIGOS!

SE NÃO FIZERMOS NADA, EM BREVE TEREMOS HOTS E VEÍCULOS MODIFICADOS COM PLACAS PRETAS!

VAMOS DEIXAR CLARO QUE RESPEITAMOS QUEM CURTE OS HOTS, MAS NÃO PODEMOS MISTURAR AS COISAS.

CADA MACACO NO SEU GALHO! ÓLEO NÃO SE MISTURA COM ÁGUA.

POR FAVOR DIVULGUEM AO MÁXIMO E COM VEEMÊNCIA ESTA OPINIÃO E ACRESCENTEM AS OPINIÕES DE VOCÊS!!

NÃO VAMOS TRANSFORMAR O ANTIGOMOBILISMO NACIONAL EM PARTIDO POLÍTICO COM OBJETIVOS DEMAGÓGICOS, POPULISTAS E PRINCIPALMENTE COM INTERESSES FINANCEIROS!!

ANTIGOMOBILISMO É COISA SÉRIA! E ESTA É A BANDEIRA DE TODOS AQUELES QUE VEM CONTRIBUINDO VERDADEIRAMENTE PARA PRESERVAR E DIVULGAR ESTE MUNDO MARAVILHOSO DE COLECIONAR AUTOMÓVEIS ANTIGOS.

BASTA!!!”


E você? O que acha desta polêmica? Deixe seu comentário.

Texto e edição: Fernando Barenco

 

 

 

Espalhe por aí!
  • 46
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    46
    Shares

Novidades dos Classificados