Repórter Maxicar

Os cuidados com a bateria: a hora certa da troca e como trocar

Cuidados bateria

Tempo de via útil do equipamento depende de alguns cuidados básicos

À medida que a tecnologia automotiva avança e traz cada vez mais comodidade ao motorista, aumenta também a quantidade de itens eletrônicos embarcados no veículo e, por consequência, cresce a importância dos cuidados com a bateria do carro. Segundo o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) apesar de passar despercebida, a bateria tem um papel fundamental no bom funcionamento dos itens eletroeletrônicos do carro como trava das portas, acionamento das janelas, ar-condicionado, kit de mídia, entre outros.

De acordo com o superintendente técnico do CESVI, Emerson Feliciano, antes de fazer qualquer alteração ou substituição na bateria do veículo, é fundamental checar e consultar as indicações do equipamento original presente no manual do proprietário. “As baterias, mesmo que originais (vem com o veículo) tem a vida útil de dois ou três anos. Contudo, algumas podem durar mais ou menos tempo, dependendo exclusivamente da sua rotina e do uso do veículo”.

Cuidados com a bateria

Segundo o especialista, existem alguns cuidados básicos que o motorista pode ter que amenizam o consumo em excesso da bateria. “Carros que ficam parados por muito tempo tendem a esgotar a bateria com mais facilidade. Por isso, é indicado que seja dada partida nele a cada 15 dias, e deixe-o funcionando por uns 5 minutos, a fim de dar uma carga adicional e movimentar o conjunto mecânico”, explica Feliciano.

Outra ação que aumenta o consumo da bateria é a instalação de alarmes (não originais de fábrica) que esgotam rapidamente a vida útil da bateria. Por isso, antes de acrescentar qualquer item eletrônico no veículo certifique-se de que não irá trazer prejuízos a médio e longo prazo.

Por fim, o especialista lembra que o condutor deve estar atento à luz de aquecimento do motor no painel. “Outra dica para os motoristas preservarem a bateria é manter o reservatório de partida a frio, sempre cheio e abastecido com gasolina premium, já que ela tem um prazo de validade de aproximadamente 12 meses, enquanto a convencional vence em apenas três meses. Essa medida diminui o desgaste da bateria ao ligar o veículo, principalmente em dias frios”, comenta.

DKW Belcar 1963
R$ 80.000,00

Fiat Coupê 1995
R$ 60.000,00

BMW 2002 Tii 1972
R$ 220.000,00

VW Kombi 1973
R$ 150.000,00

FNM 2000 JK
R$ 120.000,00

R$ 120.000,00

Ford Corcel de Luxo
R$ 30.000,00

R$ 32.000,00

BMW 740i 1997
R$ 95.000,00

R$ 25.000,00

Como trocar a bateria

Inicialmente, é indicado que o motorista procure o auxílio de um mecânico especializado para realizar essa substituição ou até mesmo acione o seguro para ter garantias de que a bateria será colocada corretamente. Contudo, se não houver nenhuma dessas duas possibilidades, o CESVI Brasil reuniu um passo a passo sobre como trocar a bateria:

  • O primeiro passo para a troca é soltar o sistema de fixação da bateria com a carroceria do veículo. É importante lembrar que itens como códigos de programação de rádio e relógio podem ser desconfigurados ao retirar o equipamento.
  • Para evitar surpresas desagradáveis, verifique o lado da polaridade da bateria. O símbolo positivo (+) e negativo (-) indicam a polaridade da bateria que deve ser verificada para encaixe correto dos cabos.
  • Na hora de retirar a bateria, desconecte primeiro o polo negativo (-), para então desconectar o polo positivo (+).
  • Com a nova bateria em mãos, retire a embalagem plástica e atente-se para não inverter os polos na hora da instalação. A inversão pode causar danos irreparáveis no módulo eletrônico de injeção.
  • Primeiro ligue o polo positivo (+) e depois conecte o polo negativo (-). Desta forma, você evitará um curto circuito entre a ferramenta e a carroceria do veículo. Com a ligação feita, prenda-a com o sistema de fixação original do veículo.

Fonte: CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária)

<strong>Sobre o CESVI</strong>
Fundado em 1994, o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária) uma empresa do Grupo Solera, é o único centro de pesquisa brasileiro dedicado à segurança viária, veicular e à disseminação de informação técnica para o setor e a sociedade. Foi o primeiro centro da América Latina e é membro do RCAR (Research Council for Automobile Repairs), uma associação internacional de centros de pesquisas de seguros com os mesmos objetivos.

 

 

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