Repórter Maxicar

BMW Z3: esportivo que completa 30 anos, fez sucesso no cinema

Em versões Roadster e Coupê, ele foi o primeiro BMW produzido fora da Alemanha. Já em seu lançamento, foi “escalado” para um filme de 007

Há três décadas, o BMW Z3 fazia história como o primeiro modelo da marca a ser produzido fora da Alemanha. Fabricado na unidade de Spartanburg, nos Estados Unidos, esse icônico roadster compacto teve uma trajetória de sucesso, com 297.087 unidades produzidas.

E sua estreia não poderia ter sido mais marcante: em novembro de 1995, o agente secreto mais famoso do cinema, James Bond, pilotou o Z3 em “007 contra GoldenEye”. O carro do filme estrelado por Pierce Brosnan hoje faz parte do acervo do BMW Museum, em Munique.

BMW Z3

Carro do filme de 007 hoje está no BMW Museum. No detalhe, foto da filmagem

O impacto da produção cinematográfica foi tão grande que, naquele mesmo ano uma edição especial batizada de Z3 James Bond Edition foi lançada nos Estados Unidos. Originalmente limitada a 20 unidades, a demanda obrigou a BMW a ampliar a tiragem para 100 carros. No início de 1996, toda a produção anual do BMW Z3 — de 15.000 unidades — já estava vendida.

O DNA dos roadsters da BMW

BMW

Joji Nagashima autografa seu livro “Car Designer”, que tem a ilustração do Z3 na capa

O desenho do BMW Z3 ficou a cargo do designer japonês Joji Nagashima, responsável também pela criação de outros modelos icônicos da marca alemã, como o Série 5 E39 e o Série 3 E90. Seu design seguia a fórmula clássica dos roadsters da marca: capô longo, traseira curta, balanços reduzidos e uma posição de dirigir recuada, próxima ao eixo traseiro.

Em versão compacta, o Z3 foi um digno sucessor do lendário BMW 507 dos anos 1950. Seu visual harmonizava modernidade e ousadia, com detalhes clássicos, como as icônicas aberturas laterais.

Evolução mecânica

BMW Z3

O BMW Z3 chegou ao mercado com motores de quatro cilindros de 115 cv (M43B18) e 143 cv (M44B19). Em 1997, o modelo recebeu um seis cilindros em linha de 2,8 litros e 193 cv (M52B28), elevando seu desempenho.

E a divisão BMW M apresentou a versão Z3 Roadster M, equipada com um motor 3,2 litros de 321 cv (S50B32), o mesmo do BMW M3 E36, consolidando o modelo como um verdadeiro esportivo.

Em 1999, após atingir a marca de 170.000 unidades vendidas, o Z3 passou por um facelift. A traseira ficou mais musculosa, novas lanternas foram introduzidas e os faróis ganharam bordas cromadas para um toque mais sofisticado. Além das mudanças visuais, novos motores foram adicionados à gama, incluindo um seis cilindros de 3,0 litros e 231 cv (M52B30) e uma versão M com impressionantes 325 cv (S54B32).

Nasce o BMW Z3 Coupê

Em 1998 chegava ao mercado o Z3 Coupê. Sua traseira peculiar remete ao BMW 328 Sportcoupé, que brilhou na Mille Miglia de 1940. Foi equipado apenas com motores de seis cilindros, incluindo o 2.8i de 193 cv, o 3.0i de 231 cv e as edições M, com 321 e 325 cv. Com cerca de 18.000 unidades fabricadas, o Z3 Coupê se tornou raro e um verdadeiro objeto de culto entre colecionadores.

As edições especiais do BMW Z3

Foram lançadas também algumas versões especiais, como por exemplo  a British Traditional, a Dakkar e a Kyalami, que tinham combinações especiais de cores e equipamentos exclusivos. Houve ainda a Sport Edition, edição especial com rodas de 17 polegadas, suspensão rebaixada, diferencial auto blocante traseiro bancos esportivos e detalhes M.

O último BMW Z3 saiu da linha de produção de Spartanburg em 28 de junho de 2002 e atualmente também está em exposição no museu da fábrica. Três décadas depois de seu lançamento, o esportivo é considerado um clássico atemporal, reunindo entusiastas no mundo inteiro.

Com informações e fotos do BMW Group


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