Repórter Maxicar

Os lendários BMW 503 e BMW 507

BMW 503 e 507

Confira a história por trás dos carros que pararam o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt em 1955

O Salão Internacional do Automóvel de 1955, em Frankfurt, na Alemanha, apresentou novidades que agitaram os entusiastas por carros. Os modelos recém-chegados mais cobiçados estavam no estande da BMW, que foi prontamente cercado por uma multidão. Todos queriam conferir os BMW 503 e BMW 507 e alguns poucos sortudos ainda conseguiram entrar neles. Eram carros de tirar o fôlego, criações únicas de um designer até então desconhecido, chamado Albrecht Graf Goertz.

O poderoso BMW 503, que trazia a presença clássica de um grande GT, e o atlético e esportivo 507 mostraram do que a BMW era capaz. O chassi, os eixos e o motor eram praticamente idênticos ao igualmente lendário BMW 502 3.2, carinhosamente conhecido como Anjo Barroco.

- 25 E 26 DE MARÇO -
Carros, motos, decorações, miniaturas, peças, ferramentas e literatura
(24) 2243-2876 / 98856-2876

BMW 503 e BMW 507: únicos alemães de oito cilindros

Ambos eram equipados com o V8 3.2


O BMW 503 e o BMW 507 eram movidos por um V8 de última geração com 3.2 litros de cilindrada. Não havia nada parecido na Alemanha daquela época. No 503, o motor produzia 140cv, subindo para vigorosos 150cv no 507. Isso foi o suficiente para entregar uma velocidade máxima de pelo menos 190km/h – ou de até 220km/h com a relação da marcha final ajustada para tal no 507. Na década de 1950, isso representava um novo nível de desempenho.

Grande quilometragem ou quilometragem esportiva?


O BMW 503 era um Grand Turismo nos moldes clássicos: extremamente confortável, com um apetite insaciável por longas distâncias e disponível em versão coupê ou conversível. Para uma melhor distribuição do peso, a caixa de câmbio foi enviada para trás, ficando sob os bancos dianteiros. E os clientes na Alemanha também podiam optar por um teto operado eletricamente para a versão com capota de lona.

O 507 era um carro totalmente diferente. Baixo e esguio, seu corpo musculoso era desprovido de adornos – e ainda é um dos carros mais bonitos de todos os tempos. Era um banquete para os sentidos, com a trilha sonora, a performance e o magnetismo visual do 507 criando o show definitivo. Multidões de admiradores se reuniam sempre nos lugares nos quais que ele estava presente.

Uma oportunidade única


Os dois carros eram assinados por um designer alemão que trabalhava em um estúdio em Nova York. Albrecht Graf von Goertz nasceu em uma família aristocrata em 1914. Abandonou o ensino médio e deu as costas a um estágio em um banco. Ele se mudou para os EUA em 1936. Ali, no cenário Hot Rod da Costa Oeste, descobriu uma paixão pelo design de automóveis. Depois da guerra, ele trabalhou, entre outros, para Raymond Loewy – indiscutivelmente o designer industrial mais renomado de sua época -, antes de se lançar sozinho em 1953. Ele já contava com bons relacionamentos na BMW e os levou para o próximo nível. Seus projetos para o BMW 503 e, acima de tudo, para o 507, o transformaram em um nome familiar quase da noite para o dia.

No entanto, o sucesso em grande escala permaneceu indescritível para os carros dos sonhos de Albrecht Graf von Goertz. Nem mesmo Elvis Presley, que causou grande agitação ao comprar um BMW 507 durante o serviço militar na Alemanha, poderia fazer muita coisa para mudar isso. O problema era que as pessoas que tinham dinheiro para comprar um ainda eram muito poucas e os clientes no principal mercado de exportação dos EUA já estavam mal-acostumados em termos de potência e deslocamento; até os velhos e sóbrios carros de família tinham um motor de oito cilindros sob o capô nos Estados Unidos.

E assim a cortina desceu um tanto prematuramente entre 1959 e 1960, com apenas 251 exemplares do BMW 507 e 412 do BMW 503 (273 cupês e 139 conversíveis) produzidos. Naquela época, eles pareciam bons demais para ser verdade – e esse sentimento ainda vale até hoje.

Texto: BMW Group
Fotos: BMW Group e divulgação


Veja também

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.