Divulgações

Prefeitura de Caçapava devolve reformada a locomotiva do Museu Roberto Lee

Prefeitura de Caçapava devolve reformada a locomotiva do Museu Roberto Lee

Cerimônia será realizada no dia 23 de março. A locomotiva Orenstein & Koppel foi fabricada na Alemanha em 1921

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, inaugura no próximo dia 23 de março, às 10h, um novo atrativo turístico no município, com a devolução da agora reformada locomotiva Orenstein & Koppel, fabricada na Alemanha em 1921 e integrante do acervo do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee. A peça histórica ficará em exposição no pátio da Estação Ferroviária Fornovo di Taro, na Avenida Coronel Manoel Inocêncio, região central, onde funciona o Centro de Informações Turísticas de Caçapava.

A locomotiva é considerada uma peça de acervo rara, existindo apenas dois exemplares no Brasil. Ela chegou ao país na década de 1930, encomendada pela usina de cana-de-açúcar Utinga Leão, de Alagoas. Lá, ficou até abril de 1970, quando foi doada ao Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas Roberto Lee, de Caçapava, na ocasião um museu particular.
Após a morte do colecionador Roberto Lee, o acervo do museu começou a se deteriorar. A locomotiva Orenstein & Koppel foi uma das peças que ficaram abandonadas e expostas à ação do tempo por anos. Em 2011, o acervo do museu foi doado pelos herdeiros à Prefeitura de Caçapava.

Sobre a reforma

Nos últimos anos, a Prefeitura vem desenvolvendo uma série de ações, seja com recursos próprios ou em parceria com a inciativa privada, para preservação do acervo do museu por meio da reforma e revitalização de alguns itens da coleção, formada por carros antigos e históricos. O objetivo é contribuir para a preservação da memória e fomentar o turismo no município.

O processo de pesquisa e desenvolvimento do projeto de recuperação e reforma da locomotiva Orenstein & Koppel teve início em 2021, com apoio do Instituto História do Trem, de Ribeirão Preto (SP). A peça estava em avançado estado de corrosão, parada no pátio da usina de asfalto, em Caçapava.

A reforma foi custeada com recursos próprios da Prefeitura, por meio de processo licitatório, no valor de 156 mil reais. Para realização do trabalho, a peça foi retirada do local em que estava e transportada para a oficina habilitada para execução do serviço, que compreendeu a limpeza e remoção das partes oxidadas, jateamento, pintura e colocação de itens faltantes, como o relógio de pressão, além de recuperação de escadas e janelas, farol e sino. O vagão também foi totalmente refeito.

Sobre o local de exposição

A Estação Ferroviária de Caçapava, onde a locomotiva ficará exposta, foi aberta em 1876. A escolha do local para a instalação da peça deve-se ao fato de ser um prédio de grande valor histórico para o município. Foi, por exemplo, o local de embarque e desembarque de muitos soldados do Exército, em Caçapava, para a Segunda Guerra.

A intenção é transformar a área num espaço de atrações turísticas na região central da cidade onde, além do centro de informações, funcionará também um café, com abertura prevista para abril. O objetivo é também divulgar o Museu Roberto Lee e seu acervo, preservando esse ícone da indústria ferroviária mundial.

O complexo do vagão e da Locomotiva Orenstein & Koppel ficará aberto ao público para visitação gratuita todos os dias.

Entrega da reforma da Locomotiva Orenstein & Koppel
• Data: Dia 23 de março
• Horário: às 10h
• Local: Estação Ferroviária Fornovo di Taro – Av. Cel. Manoel Inocêncio, S/N.

Divulgação: Prefeitura de Caçapava
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados