Coberturas

19ª Galaxata teve como destino a bucólica Paranapiacaba

19ª Galaxata

Caravana partiu da Capital Paulista e reuniu, além dos “protagonistas” da Linha Ford Galaxie, carros de outras marcas e modelos

3 de dezembro foi dia de colocar o Ford Galaxie e seus derivados na estrada. O domingo ensolarado foi perfeito para a 19ª Galaxata, um evento organizado pelo Galaxie Clube do Brasil e que acontece anualmente.

O ponto de encontro foi a Caixa D’água da Vila Mariana, na Capital Paulista, local onde o clube realiza seus encontros mensais. O destino foi Paranapiacaba, um histórico distrito de Santo André, cuja população é de apenas 3.500 habitantes. Uma agradável viagem de cerca de 60 quilômetros.

Participaram do passeio cerca de 40 carros antigos — que chegaram levemente empoeirados — e que por algumas horas mudaram a rotina da bucólica paisagem de Paranapiacaba. Naturalmente a maioria deles era da Linha Ford Galaxie, mas o evento foi democraticamente aberto a veículos de outras marcas/modelos também.

Os protagonistas 19ª Galaxata

A partir do alto: LTD e Galaxie 500, Galaxie Standard, Ladau 1973 e 1976


Entre os protagonistas da 19ª Galaxata, essa dupla marrom que tem em primeiro plano um LTD 1969 — a então versão mais luxuosa, lançada naquele ano — e no fundo um Galaxie 500 1971.

Na contramão do luxo do LTD, um despojado Galaxie Standard 1970, versão que logo ganhou o apelido de “Pé de Camelo”. Não tinha direção hidráulica ou ar condicionado; as calotas eram menores e simples e o interior mais espartano. Foi um fracasso de vendas. Afinal, quem comprava um Ford Galaxie não queria saber de simplicidade.

Entre os vários exemplares do Landau, um branco da primeira fase, fabricado em 1973 e um prata (incluindo o teto), que extraoficialmente ganhou a alcunha de “Série Prata”, que inaugurou a Linha Galaxie com design exclusivamente brasileiro, em 1976. Foi o ano de lançamento também do novo motor, mais potente: o V8 302.

Os convidados

DeSoto Sedan. Ford Mustang Conversível e VW Passat 4M


Entre os modelos de outras marcas, um DeSoto Sedan 1929. Exibindo um belo ornamento Lalique de radiador, foi o automóvel mais antigo da 19ª Galaxata. Chamou muito atenção o Ford Mustang Conversível 1966, icônico norte-americano que completa 60 anos de lançamento no ano que vem. E pela raridade, destaque para o VW Passat 4M 1978, uma série especial em comemoração aos 4 milhões de VWs fabricados no Brasil e que teve tiragem de apenas 1.000 unidades. Hoje, são poucos os sobreviventes.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

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