Coberturas

Encontro de Antigos na Reinauguração do Museu de Cabangu em Santos Dumont, MG

Encontro de Antigos na Reinauguração do Museu de Cabangu

Uma homenagem à personalidade que também iniciou a história do automobilismo no Brasil

Foram convidados antigomobilistas da região para participarem, realizando um encontro com 50 carros antigos

Um encontro de carros antigos especial, na casa onde nasceu a primeira pessoa a trazer um automóvel para o Brasil, Alberto Santos Dumont, enriqueceu a história do antigomobilismo no domingo, 22 de outubro. A Força Aérea Brasileira, através da EPCAR – Escola Preparatória de Cadetes do Ar – de Barbacena-MG, realizou uma grande festa para comemorar os 150 anos do Pai da Aviação e a reinauguração do Museu Cabangu – Casa Natal de Santos Dumont – no município de mesmo nome e convidou antigomobilistas da região para participarem, realizando um encontro com 50 carros antigos.

Museu Cabangu – Casa Natal de Santos Dumont


Mesmo sendo um pequeno número de veículos, foi grande o número de cidades representadas como Belo Horizonte, Juiz de Fora, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Bicas, Matias Barbosa, Barroso, São Vicente de Minas, São João del Rei e Mariana. Fernando Sá, da própria cidade de Santos Dumont, levou quatro carros de sua coleção ao evento, esportivos nacionais dos anos 1980 e 1990, o VW Passat GTS Pointer 1986, o GM Kadett GSI 1993, o VW Gol GTI 1990 e o VW Gol GT 1984.  Uma coincidência: só participaram deste encontro automóveis nacionais.

Evento contou com a participação de 50 carros antigos


Após estacionarem seus veículos no amplo gramado à frente do museu, os antigomobilistas receberam de presente uma revista com toda a história do Pai da Aviação, um certificado de participação e um convite para a cerimônia de reabertura e visitação ao museu, orientados pelas guias turísticas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que apresentaram outros inventos do criador do avião, como o chuveiro com água quente, relógio de pulso, chafariz com a força natural da água, além do mobiliário de sua casa, roupas, acessórios e até o famoso chapéu Panamá com o qual lançou moda em Paris. No último cômodo da casa, um encontro para fotos com Santos Dumont, ou melhor, o Tenente Nelson Xavier que personifica nosso herói nacional que tem o título de Marechal do Ar conferido pela Força Aérea Brasileira.

Após a reinauguração, os antigomobilistas puderam curtir as várias atrações preparadas pela Aeronáutica


Após a reinauguração, os antigomobilistas puderam curtir as várias atrações preparadas pela Aeronáutica como exposição de pinturas e fotos, estande de tiro ao alvo, ação social preventiva de saúde, espaço kids, praça de alimentação e ainda conhecerem uma réplica do Demoiselle, além do monumento em homenagem ao 14 Bis. A Banda da EPCAR arrancou muitos apalusos com sua apresentação, que foram efusivos quando executaram “We Are The Champions” da banda “Queen” em homenagem a Santos Dumont.

Momentos…


Esse foi o encontro em homenagem à personalidade que iniciou a história do automobilismo no Brasil. A propósito, o primeiro automóvel que Alberto Santos Dumont trouxe para o nosso país, em 1891, foi um Peugeot Type 3 Vis-à-Vis conhecido na França como Voiturette.

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados