Curiosidades

Conheça o Tucker cenográfico do filme “Tucker: o homem e seu sonho”

Tucker

Foram fabricados quatro carros “fake” utilizados no filme de 1968 dirigido por Francis Ford Copolla. Uma dessas convincentes réplicas pertence hoje a um museu

Na história da indústria automobilística, até hoje poucos carros geraram tanto fascínio e curiosidade quanto o norte-americano Tucker Torpedo, cuja produção foi de apenas 51 carros, todos de 1948.

Em 1988 a história de Preston Tucker e seu automóvel revolucionário ganhou as telas do cinema. “Tucker: O Homem e seu sonho” com Jeff Bridges no papel título, foi um grande sucesso de Hollywood e entre os fãs de carros clássicos virou um verdadeiro cult.

Assista o trailer!

Mas os produtores do filme dirigido por Francis Ford Coppola se depararam com uma grande dificuldade técnica durante as filmagens. Como conseguir o número suficiente de carros originais para a produção? A solução foi fabricar quatro Tucker cenográficos, para se somarem aos poucos de verdade.

No projeto foram utilizados chassis Ford dos anos 1970. As carrocerias foram construídas em fibra de vidro e muitos detalhes de acabamento produzidos em resina, já que nunca chegaram a ser fabricadas peças originais de reposição na década de 1940.

Tucker cenográfico: “por fora bela viola…”

De acordo com a necessidade cinematográfica, os exemplares autênticos foram usados nas cenas em que eram exigidos. Os carros “fake” ficaram para as tomadas em que não eram necessários muitos detalhes. Por isso, externamente, as réplicas são perfeitamente convincentes e detalhadas. Mas a parte interna é um verdadeiro desastre, como é possível observar nessas fotos.

Um desses exemplares cenográficos — o 003 — pertence hoje ao AACA Museum, localizado em Hershey, no estado da Pensilvânia. Este museu possui o maior acervo referente ao Tucker de o Mundo. Além desse carros cenográfico, possui três Tucker “de verdade” incluindo o primeiro exemplar fabricado, que tem chassi 1001. Tem ainda o chassi de testes e protótipos de motores.

Tuckers de madeira

Outro fato curioso sobre o filme: em algumas cenas deveria ser retratado o galpão da fábrica com vários carros prontos enfileirados. Mas era impossível construir todas as 51 réplicas necessárias. A solução foi produzir painéis de madeira recortados e pintados para fazerem o papel dos últimos carros de cada fileira. Pelo jeito ninguém notou o truque!

Todas essas fotos foram publicadas em uma página dedicada ao Tucker no Facebook chamada Preston Tucker LLC, que possui 12 mil membros.


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024