Coberturas

XXIII Encontro Nacional de Pick-ups – Águas de São Pedro, SP

No genuíno clima rural

As picapes foram as estrelas, mas havia veículos antigos de outras categorias, incluindo até superesportivos europeus

Um dos mais aguardados eventos de antigomobilismo do Estado de São Paulo aconteceu no feriadão da Independência — de 7 a 10 de setembro. Não à toa o Encontro Nacional de Pick-ups já está em sua 23ª edição e é o principal acontecimento da pequena Águas de São Pedro, cidade com pouco mais de três mil habitantes, que vê sua população se multiplicar durante esses dias.

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS!

Em clima rural, de roça, seguindo a escrita de anos anteriores, as picapes foram a principal atração. Mas é bom lembrar que o nome oficial do evento é bem cumprido: “Encontro Nacional de Pick-ups, Tratores, Trucks e Carros Antigos”. Então, tem lugar para veículos das mais variadas categorias, formas e tamanhos. Mas quem poderia imaginar encontrar por lá três superesportivos europeus? Um Porsche 911 Targa 1979, uma Ferrari Testarossa 1987 e um Lamborghini Diablo 1991. Sim, eles tiveram um lugar de destaque!

Ferrari Testarossa, Lamborghini Diablo e Porsche 911 Targa


Esse ano o número de tratores foi menor que o habitual. Mas o segmento é marca registrada do evento. Então, vale o registro.

Picapes

Nacionais: Chevrolet C10, Ford F100 e Dodge D100


Começando então pelas picapes, a primazia ficou para os nossos conhecidos modelos nacionais. Foram inúmeros exemplares da gama Chevrolet: 3100 “Brasil”, C10/C20, A10/A20, D10/D20, Silverado, além dos utilitários baseados em picape Veraneio e Bonanza. Da Ford, a longeva saga F100/1000, cuja primeira versão nacional — então idêntica à norte-americana — foi lançada em 1957, e também diversos exemplares da Ranger. Havia também uma Dodge D100, essa menos conhecida, já que foi produzida aqui por poucos anos e nunca foi uma campeã de vendas.

VW Kombi 1500 Std 1974
R$ 45.000,00

Porsche 924 1977
R$ 169.000,00

VW Fusca 1300 1970
R$ 45.000,00

Ford Escort XR3 1992
R$ 29.900,00

R$ 45.000,00

R$ 29.900,00

DKW Belcar S 1963
R$ 69.900,00

R$ 40.000,00

VW Fusca 1200 1965
R$ 50.000,00

Willys Jeep CJ2A 1948
R$ 105.000,00

Importadas: Ford F100 e Dodge D100, Ford V8 e Chevrolets El Camino


Entre as norte-americanas, algumas pouco conhecidas no Brasil, como a Chevrolet Sonoma dos anos 1990; uma Dodge D100 1959; uma Ford V8 1939 (rara até nos EUA); e uma Ford F100 1965, cujo design nunca tivemos no Brasil. E ainda duas gerações da Chevrolet El Camino: 1960, baseada no Impala; e 1968, 1969 e 1970, baseadas no Chevelle.

Caminhões

Scania “jacaré” 111, Peterbilt 359 e Mercedes-Benz L7500


Como já é tradição, havia neste Encontro Nacional de Pick-ups diversos caminhões e enormes cavalos mecânicos. Entre os nacionais, a famosa Linha “jacaré” da Scania, com seus exemplares na característica cor laranja. Peterbilt 359 1986, com sua imensa frente cromada; GMC 9500 1972 e 1974; e um magnífico Mercedes-Benz L7500 1972 foram alguns dos importados.

Studebaker com características de picape e cavalo mecânico


Ficamos curiosos em relação ao cavalo mecânico Studebaker, já que seu porte e modelo correspondem aos da picape 1955. Então, descobrimos que se trata de um veículo modificado, mas “disfarçado” de original (deu para entender?). Foi montado sobre o chassi de um caminhão Chevrolet D40. Obra do famoso colecionador Mário Ferretti. Brilhante!

CONFIRA A LISTA DE PREMIADOS!

Utilitários

Norte-americana Chevrolet Nomad e brasileira Simca Jangada


Os veículos utilitários também estiveram muito bem representados. Que tal essas duas sensacionais Stations Wagons? A norte-americana é a Chevrolet Nomad 1958 e a brasileira a Simca Jangada 1962. Ambas foram merecidamente premiadas.

Carros


Acima: Oldsmobile Starfire, Cadillac Conversível e Ford Zephyr
Abaixo: Dupla de Dodges Charger R/T, VWs SP e Brasílias


Finalmente, entre os automóveis um Oldsmobile Starfire 1962, um raro modelo com o DNA do Chevrolet Impala, afinal ambos fazem parte da família GM; alguns exemplares dos Chevrolets Camaro e Corvette, incluindo um 1959; Cadillacs 1948 e 1955, ambos conversíveis; e um europeu Ford Zephyr 1964, apenas para citar alguns importados.

Modelos da Linha Dodge, vários Chevrolets Opala e Volkswagens refrigerados a ar como Fusca, TL, 1600 “Zé do Caixão”, Kombi e Brasília foram alguns dos variados brasileiros.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados