Coberturas

15º Encontro de Veículos Antigos de Barroso, MG

15º Encontro de Veículos Antigos de Barroso

Um cenário surreal!

Um festival de raridades automotivas, entre tratores, caminhões e veículos Off-Road, colocados em locais inimagináveis de se chegar um automóvel

Cenário surreal no 15º Encontro de Carros Antigos de Barroso-MG no último domingo, 23 de julho. A frente da Prefeitura Municipal e a Praça da Matriz de Sant’Ana foram decoradas com um festival de raridades automotivas, entre tratores, caminhões e veículos Off-Road, colocados em locais inimagináveis de se chegar um automóvel. A pergunta mais frequente era: Como eles foram parar ali?

O caminhão guincho militar americano Ward LaFrance 1939 segurando na grua um Ford 1929 com um cartaz “Sejam bem-vindos!”


Uma parceria perfeita e harmônica entre a Prefeitura e o Clube de Carros Antigos local garantiu o sucesso do evento. Enquanto o prefeito, Sr. Anderson Geraldo de Paula e a 1ª Dama da cidade, Sra Luciana Lima recebiam os antigomobilistas para um café da manhã primoroso no saguão de seu gabinete, o presidente do clube, Wagner Nascimento e a 1ª Dama do clube, Sra Andréa Moura, recebiam os antigomobilistas, respectivamente, na chegada e na inscrição. Na abertura oficial do evento, no palanque, os dois casais contaram com a companhia do pároco, Padre Jorge Fonseca e de autoridades municipais. Automóveis, expositores e visitantes receberam uma bênção solene. Em seguida, veio a apresentação da Banda Municipal que encantou o público presente.

Trator Cockshutt 1936, Trator International 1932 e o Fordinho 1929


O cenário surreal mencionado acima foi montado com muita criatividade. À frente da Prefeitura estava o Trator International 1932 Flex, originalíssimo! Isso mesmo! De um lado do motor, bicos injetores para o diesel e do outro lado do motor, carburador para a gasolina. Até hoje está totalmente operacional com os dois combustíveis. Ao lado dele, o Trator Cockshutt 1936 canadense, o primeiro a chegar na cidade. Na portaria principal, o caminhão guincho militar americano Ward LaFrance 1939, tração 6 X 6, que serviu na 2ª Guerra Mundial, mostrava sua força segurando na grua um Ford 1929 com um cartaz voltado ao público escrito “Sejam bem-vindos!”. O caminhão Ford 1928 e o outro Fordinho 1929 – no chão – completavam esse primeiro panorama.

Chevrolet Brasil 1963, Caminhão Chevrolet 1951 e a Carreta-tanque International KB6 1946


Na grande praça que sediou o encontro, em frente à Prefeitura, eram encontradas outras cenas, que pareciam ambientes criados nos parques da Universal Studios. A carreta tanque International KB6 1946 e o raríssimo caminhão Federal, também 1946 faziam parte dessa cena. Assim como, o caminhão Chevrolet 1951 com a descrição ‘Prefeitura Municipal de Barroso’, que participou das obras de emancipação da cidade há quase 70 anos. Veículos militares e Off-Road, estacionados em pontos estratégicos, mostravam suas versatilidades e capacidades de superação de obstáculos. Wagner Nascimento mostrou-nos também seu primeiro caminhão, o Chevrolet Brasil 1963, que adquiriu com 14 anos de idade, com o qual começou a trabalhar, mesmo faltando 4 anos para poder fazer exame de direção. Enquanto nos falava desse xodó de sua coleção, Wagner, espontaneamente, fez um carinho e deu um beijo nele.

Representantes da General Motors perfilados à frente da Matriz de Sant’Ana.


À frente da Matriz, onde aconteceu o show de Geovani Medeiros, de Barbacena-MG, estavam expostos representantes da General Motors como o Chevrolet Bel Air 1951, o Chevrolet Special Deluxe 4 portas 1941, a Pick up Chevrolet ‘Boca de Sapo’ 1952, o caminhão Chevrolet Brasil 1963, o caminhão Chevrolet ‘Marta Rocha’ 1956, o Cadillac DeVille 1959 e o Chevrolet Styleline 1951.

Agradecimentos, café da manhã e Wagner com sua família


O presidente Wagner Nascimento agradeceu a presença dos antigomobilistas e representantes dos clubes presentes em Barroso e o Sr. prefeito, Anderson Geraldo de Paula, que apoiou incondicionalmente o evento, relatou os pontos positivos do encontro de carros antigos em sua cidade, recebendo a todos com atenção sem igual, deixando os expositores muito à vontade na cidade de Barroso-MG. O valor de R$35,00 arrecadado na inscrição foi totalmente doado a uma causa nobre de caridade. O antigomobilista, ao se inscrever, sem saber fazia uma boa ação e ainda recebia uma camisa, um troféu e direito a participar do café da manhã com seus acompanhantes.

E muitos outros antigos estiveram em exposição…


Que venham mais encontros surreais como este!           

Texto e Fotos: Jorge Filho
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados