Carros Estranhos

Os carros de três rodas da Reliant Motors

Carros de três rodas

Você vai lembrar desses instáveis modelos da série britânica Mr. Bean. Eles são o tema de estreia da nova seção CARROS ESTRANHOS

Talvez você não esteja ligando o nome ao carro, mas os modelos da britânica Reliant Motors podem ser bem familiares para nós brasileiros… quer dizer, a não ser que você não assistisse àqueles antigos episódios do seriado Mr.Bean, exibidos à exaustão lá pelos anos 1990. É que o impagável personagem vivido por Rowan Atkinson, que tinha um Austin Mini amarelo, em alguns episódios teve situações hilárias às voltas com um certo modelo de três rodas que vive tombando, no caso um Reliant Regal Supervan III, sempre na cor azul.

Carros de três rodas: uma especialidade da Reliant Motors

A Reliant Motors foi fundada em 1935, em Tamworth – Inglaterra, pelos amigos Tom Williams e Eddie Thompson e o primeiro protótipo que se aventuraram a construir no fundo do quintal tinha… (adivinhe!) três rodas!

Depois de algumas experiências com modelos convencionais de quatro rodas que utilizavam o motor do Austin Seven, a empresa voltou a produzir os pouco estáveis “three wheels” logo depois da II Guerra Mundial. O primeiro foi o Reliant Regent, um furgão com frente de motocicleta.

Carros de três rodas

Misto de furgão e motocicleta, o Regent marcou a estréia da Reliant no mundo dos carros de três rodas


Ao longo de sua história, a Reliant Motors produziu diversos carros compactos e esportivos convencionais. Nos anos 1970 chegou a se tornar uma das maiores fabricantes de automóveis da Inglaterra e a maior produtora de fibra de vidro da Europa, que adotou em suas carrocerias ainda na década de 1950, sendo uma pioneira no uso dessa matéria prima.

Mas, a Reliant Motors ficou conhecida mesmo por seus estranhos modelos de três rodas e é sobre eles que queremos falar.

Três versões do Reliant Regal. O terceiro é o 21E Supervan, mesmo modelo da série Mr. Bean


  • Reliant Regal – Lançado em 1953, chegou para substituir o Regent. Inicialmente conversível, tinha estrutura em madeira e carroceria em alumínio e fibra de vidro. Pesava menos de 500 quilos. Foi produzido durante 20 anos, em seis gerações, com motores que foram de 25cv a 35cv. A partir da versão MK III, de 1956, a carroceria passou a ser inteiramente em fibra de vidro. Ao longo do tempo, foram surgindo novas versões: sedan, SW, furgão e picape.

Robin MK I, MK2 e MK3


  • Reliant Robin – A versão modernizada do Regal foi lançada em 1973. Inicialmente tinha motor de 750cc passando a 850cc dois anos depois. A versão MK I estava disponível em três versões: hatch (Saloon), SW (Estate) e furgão (Van). Foi fabricado até 1981. O modelo foi revivido a partir de 1989, com o lançamento do MK II, que tinha visual renovado, com faróis retangulares. Novo facelift 10 anos depois, agora com faróis ovalados. Foi produzido até 2001. Como seu antecessor, o Robin tinha motor dianteiro e tração traseira. Era um carro para uso urbano e pelo fato de ter apenas três rodas era considerado um triciclo pela legislação inglesa, podendo ser guiado com carteira de moto. Essa lei só foi alterada em 2012.

O Rialto co-existiu com o Robin MK II


  • Reliant Rialto – Ele nasceu em 1982 para substituir a geração MK1 do Robin. A carroceria era ao estilo “quadrado” da época e como seu antecessor, estava disponível em várias versões. A mecânica era a mesma, mas recebeu diversas melhorias. A suspensão foi retrabalhada. Assim, o Rialto era mais rápido e tinha maior estabilidade, apesar de manter o layout de três rodas. Foi produzido até 1998, co-existiu com a geração Mark II do Robin.

O bem-transado Bond Bug: vendeu pouco por ser caro


  • Reliant Bond Bug – Essa versão esportiva dos Reliant de três rodas foi baseada no Regal, mas com esse visual futurista, de frente baixa e traseira curta, rente ao eixo traseiro. O Bond Bug foi projetado pela Ogle Design e fabricado de 1970 a 1974 na Bond Cars Ltd., empresa que pertencia à Reliant. O motor era o mesmo do restante da linha, com 750cc, mas o carro era bem mais rápido, devido ao peso ainda mais baixo: apenas 394 quilos. As portas eram de lona e o acesso era feito pelo teto, que se abria para cima. Estava disponível apenas nesse tom de laranja. Era um modelo caro, custando o equivalente ao Morris Mini, por exemplo. Por isso vendeu apenas 200 unidades em quatro anos.

Redação e edição: Fernando Barenco
Fotos: Divulgação
Video: Youtube

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