MaxiBlog

Prefeitura de cidade mineira restaura caminhão Chevrolet de 1926

Caminhão Chevrolet 1926

Veículo histórico trabalhou por mais de 40 anos no Matadouro Municipal de Arceburgo-MG e estava sem uso desde os anos 1970

A Prefeitura de Arceburgo — cidade mineira de 11 mil habitantes, próxima à divisa do Estado de São Paulo — acaba de concluir a restauração de um veículo que faz parte de sua história. O pequeno caminhão Chevrolet 1926, carinhosamente apelidado de “Chimbica”, foi usado dos anos 1930 aos 1970 no transporte de carne e outros produtos no Matadouro Municipal.

Nas últimas décadas o veículo estava sem uso, no pátio de transportes do município e seu estado era de fato deplorável. O trabalho foi feito pela oficina Scuderia Ferracin Restaurações, de Mococa-SP.

O antigo caminhão Chevrolet 1926 em plena atividade, sendo ligado a manivela nos anos 1960, o péssimo estado antes da restauração e finalmente sendo transportado para a oficina


No dia 20 de dezembro, o veículo foi colocado em exposição sobre cavaletes na Praça da Matriz de Arceburgo, para que a população possa ver como ficou. É a história da cidade sendo contada aos mais jovens…

Pela grade do radiador é possível perceber que ele não possui motor. A velha placa amarela foi preservada.

Acabamento por conta do freguês

Nos anos 1920, para a linha de caminhões, não apenas da Chevrolet, mas também de outras marcas, era fornecido apenas o conjunto composto de chassi, mecânica e a carenagem dianteira. Cabia ao proprietário encomendar a uma oficina o fornecimento de uma cabine e uma carroceria — em geral, de madeira — que fosse mais adequada ao uso a que fosse destinado. No caso deste de Arceburgo, um baú para o transporte de carnes.

Já tivemos a oportunidade de publicar uma reportagem falando sobre o assunto.


Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados