Repórter Maxicar

Citroën lança Berlingo retrô inspirado no 2CV Fourgonette lançado nos anos 1950

Citroen Berlingo

Desenhado pelo encarroçador italiano Caselani, ele é uma versão moderna do furgão fabricado durante 36 anos, com quase 2 milhões de unidades vendidas

  • O encarroçador italiano Caselani juntou-se aos designers da Citroën para transformar um Citroën Berlingo num 2CV Fourgonnette.
  • Recuperando o estilo do 2CV Type AU, esta transformação representa um aceno a um modelo icónico da marca, que marcou gerações.
  • Com carroceria de estilo vintage, a transformação recorda a frente generosa e arredondada, a imponente grelha em forma de um “M”, ostentando orgulhosamente dois volumosos “chevrons” Citroën, os grandes faróis redondos, e a chapa ondulada de nas laterais, da parte traseira.
  • Comercializado na Europa pela Caselani sob licença oficial da Citroën, o Berlingo 2CV Fourgonnette está disponível em versão comercial e de lazer para transporte de passageiros, com diversas motorizações, incluindo a elétrica.
  • Está disponível para encomenda desde o dia 1 de outubro e a produção começará a partir de janeiro de 2023.

Passado e presente

O Citroën Berlingo 2CV Fourgonnette apresenta uma série de elementos de estilo que prestam homenagem ao mítico 2CV Fourgonnette AU (“U” para “Utilitaire”; “Veículo Comercial” em francês) lançado em 1951, modelo que ganhou um vasto número de seguidores fiéis, com os seus diversos derivativos até 1987.

O Berlingo 2CV Fourgonnette é uma reinterpretação moderna que incorpora todas as qualidades reconhecidas do Berlingo atual, em termos de arquitetura, capacidades de carga, modularidade e tecnologias.

“Estamos muito orgulhosos por nosso ‘best-seller’ Berlingo ter sido modificado pela Caselani, inspirando-se no icônico 2CV Fourgonnette, que marcou a história da Citroën e do automóvel. O design teve início nos estúdios do encarroçador, sendo que a partir daí começamos a trabalhar em conjunto, neste projeto. O trabalho foi acompanhado pelos nossos designers, para garantir que não se reinterpretasse o 2CV Fourgonnette de forma demasiado literal e que o resultado tivesse os genes reais da Citroën. O tratamento das superfícies e os volumes foram feitos a partir de ferramentas digitais, com as quais estamos habituados a trabalhar, o que dá ao veículo um toque moderno”, explica Pierre Leclercq, Diretor de Estilo da Citroën.

Uma viagem no tempo para o Citroën Berlingo

A Caselani aproveitou a tendência pelo vintage, bem ancorada na cultura do automóvel italiano. Aplicando-se a automóveis particulares e veículos profissionais, consiste em reviver um modelo de culto pertencente ao passado, beneficiando-o da modernidade dos equipamentos e das performances de um veículo do presente.

No caso específico da transformação realizada no Berlingo, trata-se de uma reinterpretação que traça um paralelo entre o sucesso do modelo que foi pioneiro das fourgonnettes e o do Berlingo Van, que tem sido um dos principais intervenientes no seu segmento na Europa desde o seu lançamento em 1996, e cujas três gerações totalizam mais de 1.891.196 unidades vendidas.

Este exercício de estilo para o Berlingo foi confiado pela Caselani ao designer David Obendorfer, profissional que já em 2017 tinha desenhado o novo Type H, proposta baseada no Citroën Jumper, e depois o novo Type HG, com base no Jumpy/SpaceTourer, em 2020. Assim, a gama de furgões Citroën com assinatura Caselani está completa.

“O Berlingo, como seu descendente distante, foi a escolha perfeita para fazer um aceno ao 2CV dos anos 1950. Este foi um desafio emocionante, uma vez que o furgão original tinha proporções completamente diferentes das do Berlingo: uma projeção frontal muito curta, um capô muito alongado e uma área de carga visualmente independente. Por isso, preferi transcrever um aspeto evocativo global do veículo original, em vez de trabalhar individualmente em cada elemento de conceção, a fim de lhes dar o espírito do 2CV Fourgonnette”, comenta David Abendorfer, Designer da Caselani.

Citroën Berlingo 2CV Fourgonnette:  uma personalidade neo-retro

O Berlingo 2CV Fourgonnette é a representação moderna, de lifestsyle, inspirada nos míticos 2CV AU (“U” para “Utilitário”, em francês; “Veículo Comercial” em português) lançado em 1951 e que conheceu um enorme sucesso na sua época, com cerca de 1.247.000 exemplares vendidos, contando com o seu descendente 2CV AZU de 1954.

À época, o 2CV Fourgonnette agitou o seu segmento graças ao seu look e às suas performances. A versão comercial podia atingir uma velocidade média de 40 a 50 km/h e transportar até 250 kg de mercadorias, para além do condutor, com um volume útil de 1,88 m3.

Hoje, a tradicional sonoridade do motor de dois cilindros e o orifício na grelha para a manivela já não estão presentes. Naturalmente, o Citroën Berlingo 2CV Fourgonnette oferece o melhor da atualidade em termos de conforto, espaço, modularidade e segurança.

Texto e fotos: Stellantis Communications

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados

Volta Redonda 2024