Coberturas

Um passeio de Fiat 147 por Itaipava

Fiat 147

Fãs do modelo dos estados Rio de Janeiro e Minas Gerais curtiram o domingo em um espaço temático em Petrópolis, na Região Serrana

Proprietários e admiradores da linha Fiat se encontraram no último domingo, 18 de setembro, no The Collectors, um bar temático propício a confraternizações de amantes da cultura vintage, que fica em Itaipava, o famoso distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio.

O passeio reuniu belos Fiats das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Rio de Janeiro (RJ) e Juiz de Fora (MG), com modelos cada vez mais raros de se ver.

Para começar temos essa bela trinca de 1984 da linha de luxo da Fiat: Spazio CL, Oggi CS e Panorama CL (84-86), que antes do lançamento da linha Uno eram os carros mais luxuosos, pois ao mesmo tempo a Fiat fabricava um modelo mais espartano, o 147-C. O Oggi CS tinha um opcional muito legal que era um teto solar da Webasto, comum na época e ao mesmo tempo raro, pois era um acessório muito caro. Já a Panorama tinha o limpador e desembaçador traseiro, algo raro de se ver nas Fiats Panorama atualmente.

Tivemos também a presença de dois carros cujo nome deu trabalho para montadora: o modelo conhecido como “Europa”. É que na época e Fiat usou o nome sem pagar os direitos autorais à Mecânica Europa, de São Paulo, o que levou uma indenização milionária. Os modelos Europa no passeio foram um 147 CL e um 147 C, ambos com peculiaridades. O 147 CL de 1982 foi a junção dos modelos L e GL de 1981, sendo o intermediário entre o básico C e o Luxuoso Top. Já o modelo C é literalmente um europeu, inspirado em carros de rallye da linha Fiat da década de 1980 daquele continente.

Uno 1.6 R e Pick-up 147

Tivemos também uma rara Pick-up 147, que no passado foi usada arduamente para o trabalho. Sem dúvida uma sobrevivente, com a famosa porta que abre para o lado.

E claro tivemos também um esportivo, que hoje começa a ser muito cobiçado pelos colecionadores: um Uno 1.6R.

GLs do acervo

A The Collectors é uma oficina com bar temático e possui um acervo próprio e dentre os Fiats estão dois belos exemplares do modelo GL. Sendo que o Branco possui um lindo e raríssimo interior monocromático azul.

Outras imagens

Texto e fotos: Ricardo Renk

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Ricardo Renk

O antigomobilista Ricardo Renk vive em Juiz de Fora-MG e é especialista na linha de clássicos da Fiat, sobretudo a família 147.