MaxiBlog

Réplica Aston Martin DB5 do último filme de 007 vai a leilão

Aston Martin DB5 007

Ele faz parte de um lote de 8 carros fabricados especialmente para as filmagens e tem aparência idêntica ao original dos anos 1960, mas com mecânica moderna

A primeira vez que o Aston Martin DB5 apareceu em um filme do agente James Bond foi em 1964 em “007 Contra Goldfinger”, estrelado pelo inesquecível Sean Connery. O sucesso foi tanto, que de lá para cá o esportivo britânico apareceu em outras seis produções — cenas neste video.

Para o mais recente filme da saga, “007 – Sem tempo para Morrer”, lançado em 2021, com Daniel Craig no papel título, os produtores decidiram trazer de volta o icônico DB5. Mas como se trata de modelo de baixa produção, portanto caríssimo, optou-se pela fabricação de réplicas especialmente para as filmagens.

Os oito carros foram produzidos pela própria Aston Martin e na mesma fábrica onde os originais eram fabricados. Entre eles está esse, que foi especialmente preparado para as cenas de ação. E ele será agora vendido em um leilão beneficente promovido pela Christies, que acontece no dia 28 de setembro, na Inglaterra.

Externamente o carro tem a aparência exata do Aston Martin DB5 das antigas produções de 007, mas todo o resto é moderno. Tudo para “aguentar o tranco” nas mais eletrizantes cenas de ação, pilotado por dublês.

Tudo moderno

O chassi especial foi feito especialmente para ele. O motor é um seis cilindros em linha de 3.2 litros, que a casa de leilões faz questão de dizer que não foi fornecido pela Aston Martin, mas sem revelar a sua origem. O cambio é manual de seis marchas. A suspensão foi projetada para suportar as acrobacias durante as filmagens e os freios superdimensionados. A carroceria é em fibra de carbono.

Essa réplica possui ainda aqueles equipamentos cenográficos de agente secreto: metralhadora sob os faróis, cortina de fumaça e painel traseiro retrátil a prova de balas. Foram mantidas ainda as laterais danificadas “fakes”, um efeito criado para as filmagens, através de adesivagem.

A estimativa é que este DB5 contemporâneo seja vendido por até 2 milhões de Libras, o equivalente a R$ 11 milhões.

Alerta

No site do leilão, a Christies fez questão de deixar um alerta aos interessados: “Este veículo é vendido como um item de colecionador. Ele foi construído para ser capaz de certos usos limitados específicos por dublês profissionais treinados em um ambiente controlado, apenas para a filmagem e não está sendo vendido como meio de transporte. Não está registrado na Driver Vehicle License Agency (DVLA), nem é aprovado para uso em qualquer via pública”.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Christies

Atualizando: o valor do carro superou as expectativas e ele foi arrematado por £ 2.922.000.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados