Coberturas

XV Poços Classic Car – Poços de Caldas, MG

Poços Classic Car

“Foi massa demais!”

Evento do sul de Minas Gerais é sempre muito elogiado pelos antigomobilistas. E esse ano não foi diferente

O Poços Classic Car é um dos mais prestigiados encontros de carros antigos de Minas Gerais. E em sua 15ª edição não foi diferente. Na página do Clube do Automóvel Antigo de Poços de Caldas os comentários dos participantes são só de elogios. “Não vejo a hora de chegar ano que vem”, “Agradeço pela receptividade de sempre”, “Sensacional e obrigado pela organização. Até 2023” e “Foi massa demais! Gratidão por poder participar desse evento maravilhoso”, foram alguns dos muitos depoimentos dos participantes.


O evento aconteceu de 04 a 07 de agosto, na bonita e espaçosa Praça Affonso Junqueira, que recebeu expositores de toda Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e até de estados mais distantes. Gente que muitas vezes viaja quilômetros e quilômetros para participar dessa verdadeira festa. Caso por exemplo da turma animada do Reumatismo Car Club, de São Bernardo do Campo — cidade do ABC Paulista, distante 280 km de Poços de Caldas — que levou ao Poços Classic Car nada menos que 15 carros. Os mais antigos um Oldsmobile F85 e um Simca Jangada, ambos fabricados em 1965. E o mais moderno um russo Lada Laika SW do início dos anos 1990.

O grupo Hot Rod Brothers levou nada menos que 73 carros. Havia até uma picape GMC toda enferrujada com motor de BMW, que veio de Dourados-MS, distante mais de mil quilômetros de Poços de Caldas.

Surpreende também a cada ano a qualidade dos carros antigos em exposição.

Confira alguns destaques


Fuscas – Entre entusiastas dos Volkswagens refrigerados a ar, Poços de Caldas é uma cidade bem conhecida, já que sedia um atuante clube do modelo, o Fusca Poços, que promove ótimos eventos e importantes ações sociais. Além é claro de ter ótimos exemplares em seu acervo. Na primeira foto, um raro 1600S ‘Bizorrão’ 1975 e um 1600 1976, modelo que o sucedeu. Na segunda, um alemão Super Beetle 1303 Cabriolet 1979, além de dois nacionais “Itamar” dos anos 1990, no estilo “german look”.


Chevrolet funerário 1928 – Encontro de carros antigos é sempre muito democrático, com espaço para exemplares dos mais variados estilos e usos. Um dos mais curiosos nessa edição do Poços Classic Car foi sem dúvida o “calhambeque” funerário, com seu característico estilo rococó daquela época.

Ford Custom – Esse automóvel é de grande importância na história da Ford, pois salvou a empresa da iminente falência após a Segunda Guerra Mundial. Apesar de ter vendido milhares de Jeeps GPW (junto com o Willys MB) durante o conflito, a empresa saiu dele bastante endividada. Lançado em 1949 o Custom foi o primeiro Ford pós-Guerra e fez um tremendo sucesso. Nos dois primeiros anos, sua grade possuía apenas uma “ogiva”, passando a duas em 1951, como é o caso desse belo exemplar verde.


Willys Pick-up – Falando em Willys, verdadeira raridade essa Pick-up Jeep norte-americana, derivada da Jeep Utility Wagon, ambas lançadas em 1947. A Utility Wagon deu origem à nossa Rural e essa caminhonete do evento à nossa nacional, chamada de Pick-up Jeep na fase Willys e depois F-75 na fase Ford.

Modelos raros Gurgel – Em Poços de Caldas dois raros modelos da Gurgel. O primeiro o XEF 1984, um mini sedan que possui uma curiosa configuração: comporta três ocupantes, todos sentados na frente. É que apesar de curto, ele é bastante largo, dando até a impressão de ser quadrado. O outro é o MotoMachine também um minicarro da Gurgel, que tem portas transparentes e que se adapta a várias configurações, a partir de seu teto conversível. A ideia era dar a sensação de estar pilotando uma moto, daí seu nome.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.