MaxiBlog

Exposição reúne clássicos Mercedes-Benz e quadros de Andy Warhol

Andy Warhol

Série de obras foi encomendada ao artista pela Mercedes-Benz em 1986, para comemorar seus 100 anos. Mas com a morte de Warhol, trabalho ficou inacabado

Em 1986, para comemorar seus 100 anos, a Mercedes-Benz encomendou ao artista plástico norte-americano Andy Warhol uma série 80 quadros, que registrassem a sua história, desde a criação de seu primeiro modelo — o Benz Patent Motorwagen, de 1886 — até aquele momento.

No entanto, com a morte de Warhol em fevereiro do ano seguinte, o trabalho ficou incompleto. Ele conseguiu concluir apenas 36 serigrafias e 13 desenhos, num total de 49 obras retratando oito modelos Mercedes-Benz.

Agora, o Petersen Automotive Museum — que fica em Los Angeles – Califórnia — reúne na exposição “Andy Warhol: Cars” o acervo da série incompleta e alguns dos carros retratados, incluindo os modelos de corrida W 125, de 1937; e o W196 R, de 1954, que foi pilotado pelo argentino Juan Manuel Fangio e que conquistou nove vitórias entre as 12 corridas que disputou na F1 daquele ano. Há ainda o Type C 111-II, de 1970, um modelo experimental que nunca entrou em produção.

Alguns dos carros em exibição pertencem ao acervo do Museu Mercedes-Benz, na Alemanha.

Andy Warhol

Usando técnicas de publicidade em suas obras, Andy Warhol se tornou um dos mais famosos artistas plásticos de todos os tempos. Seu retrato de Marilyn Monroe é a obra mais cara do século passado, sendo arrematada por US$ 195 milhões, em leilão que aconteceu em maio desse ano. É dele também a famosa frase: “No futuro, todos terão seus 15 minutos de fama”.

Andy Warhol não sabia dirigir.

Fotos: Petersen Automotive Museum

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados