Coberturas

8° Encontro Anual Serra Bugs – Petrópolis, RJ

Encontro Anual Serra Bugs

Bombou!

O Fusca de seus derivados, em dos maiores encontros de VWs refrigerados ao ar do Brasil

A imagem acima dá uma dimensão do que foi o 8° Encontro Anual Serra Bugs, que aconteceu de 05 a 07 de agosto, no Parque de Exposições de Itaipava, o famoso distrito de Petrópolis. Ela foi capturada pela Serra Drone (@serradronepetropolis), com o patrocínio do Garage 407 (@garagem407oficial), um grupo de entusiastas de carros clássicos da cidade da Região Serrana Fluminense.

Esse é um dos encontros mais aguardados do ano entre os proprietários e entusiastas de Volkswagens refrigerados a ar — os famosos “aircooleds”. Foram três dias de evento lotado — de carros e de público — com programação para toda a família e shows noite adentro — sexta e sábado, o Parque de Exposições ficou aberto até a meia-noite. Um dos maiores encontros do segmento em todo o Brasil.

Fuscas para todos os gostos

Fuscas originais e modificados no Encontro Anual Serra Bugs


Originais, modificados nos mais variados estilos — “old school”, “german look”, “rat look”, baja…) e alguns bastante estranhos, como o que tinha até um dragão soltando fumaça saindo da tampa do motor, havia Fuscas dos mais variados estilos e todos os gostos.


Um dos mais antigos foi um 1953 fabricado na Alemanha, com janela traseira oval. Havia também modelos raros nacionais, como o Fusca Pé-de-Boi 1965 e o Série Love 1984. O primeiro foi uma tentativa da Volkswagen de oferecer uma versão ainda mais espartana de um dos mais populares e baratos automóveis da época. Sem frisos, cromados, forrações e até sem marcador de combustível, não fez sucesso e hoje é raríssimo, principalmente em estado original.


O segundo, ao contrário, foi uma série especial com poucas unidades produzidas.  Exclusivamente na cor azul Copa metálica, tinha acabamento caprichado, com parachoques da cor do carro, bancos com tecido aveludado exclusivo, rodas aro 14 polegadas e até desembaçador traseiro.

Derivados do Fusca


Como não poderia deixar de ser, havia no Encontro Anual Serra Bugs toda a gama de derivados do Fusca, equipados como o famoso motor boxer: Kombi, Variant, TL, 1600 “Zé do Caixão”, Karmann Ghia Coupê e TC, Brasília e SP2 (que está completando 50 anos). E ainda os “primos” do Fusca, aqueles modelos de baixa produção, em geral com carroceria em fibra de vidro, como o Puma, réplicas do Porsche e bugs das mais variadas marcas.

Evento democrático


Mas, como em anos anteriores, o Encontro Anual Serra Bugs abril espaço também para carros antigos de outras marcas e modelos. Picapes F100 e “Caveirinha” 1946 da Ford e 3100 da Chevrolet; versões esportivas de carros nacionais como VW Passat TS e Gol GTi, Fiat Uno Turbo e 1.5R, Ford Escort XR3 e Corcel GT, Chevrolet Kadett GSi; clássicos dos anos 1960 como Simca Chambord e Willys/Renault Gordini; antigos caminhões Scania; viaturas militares e do Museu da Polícia Militar, que levou ao evento um Fusca “joaninha” e um “camburão” Chevrolet Veraneio.

Camping & churrasco


Nos chamou a atenção o grande número de participantes acampados no Parque de Exposições de Itaipava, seja em barracas, ou em motorhomes e trailers. Para se ter uma ideia, apenas o Grupo Campista Carioca participou com 60 veículos, entre eles muitas Kombis.

Vários clubes e grupos aproveitaram para fazer churrascos. Havia inclusive um inacreditável Fusca “rat” cujo porta-malas virou uma churrasqueira. Tudo em nome da diversão.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Fátima Barenco e Serra Drone

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