Clássicos em video

Video: o primeiro Salão do Automóvel no Brasil

Ele aconteceu em 1960, no Ibirapuera – SP e teve entre as atrações a Willys, com o Aero; a DKW-Vemag com o Candango Arpoador; e a Chevrolet, com a Amazona

O ano era 1960 e a indústria automobilística nacional dava os seus primeiros passos. Apenas três anos antes, os primeiros automóveis brasileiros ganhavam as ruas, com a Romi-Isetta e a DKW-Vemag Universal sendo lançadas quase ao mesmo tempo. Dispúnhamos de poucos modelos: da Volkswagen, o Fusca e a Kombi; da Willys a Rural, a picape F-75, o Dauphine, além do Jeep; da DKW-Vemag o Belcar, a Vemaguet e o Candango; a FNM dispunha de um único modelo de automóvel, o JK 2000, lançado no início daquele ano. Chevrolet e Ford ainda não dispunham de nenhum carro de passeio, apenas caminhões e as picapes 3100 Brasil e F100, respectivamente.

Foi nesse cenário, com consumidores ávidos por novidades, que foi realizado o primeiro Salão do Automóvel de São Paulo, de 26 de novembro a 11 de dezembro, no Centro de Convenções do Ibirapuera, que ficou lotado.

Lançamentos do primeiro Salão do Automóvel

Nesse pequeno vídeo do primeiro Salão do Automóvel, de Jean Manzon com narração do inconfundível Luiz Jatobá, é possível ver alguns desses modelos já citados e outras novidades. Logo no início vemos o lançamento da Chevrolet: o furgão de passageiros Amazona, com suas características três portas. No bem-produzido estande da DKW-Vemag, o Candango Arpoador, uma versão destinada ao lazer, que não saiu do protótipo. A Volkswagen contra-atacava com a Kombi Turismo.

Já o lançamento da Willys era o Aero, no modelo “bolinha”, igual ao norte-americano. Tinha também o Saci, a versão conversível da Rural, similar ao norte-americano Willys Jeepster. O Saci também não saiu do protótipo. Talvez o nome escolhido não tenha ajudado muito…

No vídeo é possível ver ainda a exibição do primeiro veículo fabricado pela Gurgel, que na época se chamava Moplast Moldagem de Plástico Ltda. O veículo é o minicarro infantil Gurgel Jr., que tinha motor monocilíndrico de 6cv.


Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados

Divulgação