Coberturas

20º Encontro de Autos Antigos de Sabaúna, SP

Encontro Autos Antigos Sabaúna

Uma confraternização de clubes

Teve a “Ferrari brasileira”, Buick “boat-tail”, uma pioneira SW dos anos 1960, réplica de calhambeque e muito mais na exposição que aconteceu nesse distrito de Mogi das Cruzes

Há duas décadas, Sabaúna é invadida anualmente pelos veículos clássicos, algo que só não aconteceu apenas no ano passado. É que por causa da pandemia da Covid-19, em 2020 a exposição foi substituída por uma ação solidária, em forma de passeio de carros antigos.

Nessa 20ª edição, o evento aconteceu no último domingo, 7 de novembro, como de costume na Estação Ferroviária desse bucólico distrito de Mogi das Cruzes, com população de cerca de 15 mil habitantes e que sempre recebe muito bem os turistas. Esse ano, por exemplo, foram servidas aos expositores 140 porções de um prato típico da região: a deliciosa galinhada.


Caravana


A organização foi do Clube de Carros Antigos de Mogi das Cruzes e teve a participação de diversos outros clubes, caso do Reumatismo Car Club, de São Bernardo do Campo, cujos membros viajaram em caravana de 12 veículos, numa viagem de 90 quilômetros.

Um dos carros desse comboio foi o Adamo GTM 1984, um raro esportivo nacional que lembra a Ferrari 308 GTS. Outro modelo raro a pegar a estrada foi a station wagon Simca Jangada 1964. E ainda: um americano Oldsmobile F-85 Cutlass 1965; dois sedans alemães Mercedes Benz da Série W123, sendo um 280S 1979 e um 200 1982; entre outros.


Buick “boat-tail” e réplica de calhambeque

A exposição no entorno da estação de trem revelou outras agradáveis surpresas. Caso de um belo quarteto Chevrolet, com carros fabricados em 1951, 1952, 1956 e 1957. E como não reparar nas linhas do Buick Riviera 1972? O modelo tem uma das mais foras do comum traseiras entre os norte-americanos de sua época, estilo apelidado de “boat-tail”, numa referência às embarcações.

Para os fãs de esportivos ingleses, um MG MGB GT 1974, que embora menos famoso que seu irmão Roadster, hoje em dia é mais raro que ele, já que vendeu menos. Por falar em carros britânicos, que o misto de esportividade e elegância da dupla Jaguar, com XJ6 1996 e X-Type 2002?


Quem é chegado num utilitário, teve várias opções legais para curtir: Kombis de 6 portas e motorhome Karmann Ghia Safari; pick-up customizada Chevrolet Tigre 1947; Chevrolet Veraneio de Luxo 1979; pick-up Ford F100 1959; e duas Rurais, sendo uma da fase Willys e a outra da Ford.


O modelo mais curioso em exposição no 20º Encontro de Autos Antigos de Sabaúna foi sem dúvida o “Casarejos”, uma réplica de calhambeque do início do século passado, fabricado por um colecionador da região, baseado em fotos de época. Muito bem projetado e executado, tem mecânica do Ford Corcel.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
Video: Valter Salvi


ANUNCIE GRÁTIS!