Repórter Maxicar

Conheça o carro que ficou estacionado no mesmo local durante 47 anos

Seria o recorde mundial? Lancia Fulvia de jornaleiro italiano de 94 anos permaneceu no mesmo lugar desde 1974. Agora removido, sua história teve um desfecho feliz

Não sabemos se há no Guinness Book o recorde mundial de carro estacionado há mais tempo no mesmo lugar. Caso haja, o Lancia Fulvia Berlina 1972 de um certo jornaleiro italiano é um forte candidato ao título.

Morador da pequena cidade de Conegliano, na região do Veneto, Angelo Fregolent era dono de uma taberna, quando decidiu mudar de ramo e montar uma banca de jornais e revistas em 1974. Como morava perto do trabalho e não tinha uma garagem, achou prático estacionar seu carro azul próximo à banca e aproveitar seu porta-malas para fazer um estoque extra de impressos não vendidos.

O tempo foi passando, passando… e lá se foram 47 anos, sem que o carro jamais tenha deixado sua vaga cativa na via Zamboni, com duas rodas sobre a calçada.

Desde aquela época, o carro passou a fazer parte da paisagem local. Até mesmo o atual presidente da Região do Veneto, Luca Zaia, lembra do Lancia dos tempos em que ele ainda era criança. “Me recordo perfeitamente de ver ele estacionado neste mesmo lugar quando ia para a escola”.

carro estacionado 47 anos

Este Lancia Fulvia ficou estacionado aí nos últimos 47 anos!


Hora da mudança

Esse notícia incrível foi publicada há poucos dias no site do jornal italiano Corriere Del Veneto. E o caso teve desdobramentos. É que já há algum tempo as leis de trânsito locais mudaram e passou a não mais ser permitido estacionar sobre as calçadas. Mas as autoridades acabaram fazendo vista grossa.

Há dois anos Angelo quebrou o quadril e desde então não trabalhou mais.  Por isso, depois de quase cinco décadas, chegou-se ao consenso que era chegada a hora de dar um novo destino ao imóvel Lancia Fulvia.

Os moradores da cidade discutiam o que fazer com aquele carro antigo. Nas redes sociais, foi proposto até transformá-lo numa espécie de monumento da cidade. Outros sugeriram que passasse a ficar estacionado no pátio de uma escola. Na internet o assunto viralizou na Itália.

carro estacionado 47 anos

No último dia 20 de outubro, o velho carro foi encaminhado ao seu novo destino

Um ótimo desfecho

Mas a história do velho Lancia Fulvia vai ter um desfecho mais feliz. Na manhã do dia 20 de outubro, o carro foi levado em uma plataforma para um encontro de carros antigos em Pádua, onde ficou exposto durante o fim de semana. Agora, será encaminhado a uma oficina especializada em Vicenza, onde será restaurado e depois ganhará um novo lar: a Escola Enológica Cerletti, uma entidade especializada na arte de produzir vinhos, fundada em 1876.

A iniciativa da restauração foi de Giovanni Berton, presidente do Club Serenissima Auto Storiche di Conegliano, que se sensibilizou com essa inacreditável trajetória de Angelo Fregolent e seu Lancia Fulvia.

“Nunca poderíamos ter imaginado um futuro melhor para o nosso Fulvia”, disse emocionado ao Corriere Del Veneto, Angelo Fregolent. Ele e sua esposa Bertilla Modolo não conseguiram esconder a emoção que sentiram na manhã da última quarta-feira, quando, com um pouco de tristeza, mas também com muito orgulho, finalmente se despediram do companheiro que foi uma testemunha de suas vidas nos últimos 47 anos.

Texto e edição Fernando Barenco
Fotos: Corriere Del Veneto


Veja também

ANUNCIE GRÁTIS!