Coberturas

Ribeirão Old Classic – Set/2021 – Ribeirão Pires, SP

Ribeirão Old Classic set/2021

Uma estreia com o “pé direito”

Evento organizado pela Prefeitura em parceria com dois clubes será mensal. Primeira edição foi considerada um sucesso

Ribeirão Pires — cidade de 120 mil habitantes no Grande ABC — estreou neste domingo, 26 de setembro, mais uma opção de evento de antigomobilismo na região. O Ribeirão Old Classic é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, em parceria com o Automóvel Clube do Grande ABC e a Confraria dos Antigos e a partir de agora acontecerá no quarto domingo de cada mês, no espaçoso Complexo Airton Senna.

E esse novo encontro de veículos antigos começou com o “pé direito”. Sua primeira edição teve a participação carros, ônibus, pick-ups, utilitários e motocicletas, que lotaram o pátio.


Os entusiastas da Linha Opala puderam se deleitar com exemplares de várias fases desse icônico Chevrolet nacional, e de quebra conhecer de perto o Opel Rekord C, seu antepassado fabricado na Alemanha.

Boa também foi a participação dos modelos da Gurgel, com diversos modelos desse utilitário que foi o grande sonho do automóvel brasileiro de um certo engenheiro, que tinha um longo nome: João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.


Ainda na linha dos valentes utilitários, um russo Lada Niva, modelo de respeito entre os 4X4 no Brasil e que até hoje é cultuado em seu país de origem, conforme mostramos em recente matéria, aqui no Maxicar.

Saudades dos Flecha

Para os “busólogos” de plantão, dois CMA Flecha Azul remanescentes da saudosa frota da Viação Cometa, com suas carrocerias em alumínio e motorzão Scania. Ambos agora estão com pintura personalizada. A CMA — Companhia Manufatureira Auxiliar — foi a fabricante de ônibus própria da Cometa e começou suas atividades em 1982. O último Flecha Azul foi fabricado em 1999.


Além dessa dupla, o evento teve a participação de um Mercedes-Benz com carroceria Ciferal 1962 e um Carbrasa da mesma época, e que aparecem em nossa foto principal. Ambas as encarroçadoras já extintas.

Quem não conseguiu prestigiar o Mopar Nationals, que aconteceu em Águas de Lindóia no mês passado, pôde matar um pouco a vontade de apreciar Dodges. Na primeira edição do Ribeirão Old Classic, havia Darts, Chargers R/T e até Grand Sedans.


Entre os esportivos Puma um exemplar muito raro talvez tenha passado despercebido pela a grande maioria dos visitantes. Estamos falando de um GTi Export 1981, que vemos em primeiro plano na foto acima. É um modelo de baixa produção, com sutis diferenças visuais e algumas melhorias em relação ao GTi “normal”. Na carroceria, essas ranhuras nas laterais que invadem as portas e um pequeno sobressalto na tampa do capô dianteiro, além de parachoques diferentes. Tinha bancos em couro e sistema de som completo. Alguns exemplares tinham também teto solar. Esta versão foi apresentada em 1980 na famosa concessionária MM e era destinada à exportação. Daí o nome.

Confira em nossa Galeria de Imagens vários outros veículos antigos interessantes fotografados por Odair Ferraz nessa edição de estreia do Ribeirão Old Classic. De acordo com o calendário divulgado, o próximo acontece no dia 24 de outubro.

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz – Visite a sua Loja Virtu
al

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.