Repórter Maxicar

Fique de olho no fluído de freio

Fluído de freio

Com que frequência o fluído de freio deve ser trocado? Como deve ser feita a troca? O que significam os DOTs 3, 4 e 5?

Um dos componentes mais importantes para o sistema de frenagem é o fluído de freio. Além dos elementos habituais, tais como pastilhas e discos de freio, este produto é essencial para garantir a manutenção e o bom funcionamento de um veículo. O fluido para freio é composto basicamente por glicóis e visa preservar as ligas metálicas dos dutos do sistema de freios do automóvel. Além disso, o fluido trabalha em condições adversas de temperatura e por inibidores de corrosão, uma vez que entra em contato com as partes metálicas deste sistema. O fluido para freio é responsável por transmitir às pastilhas e lonas do sistema de freios a força exercida sobre o pedal do automóvel quando se deseja frear. A variação na transmissão dessa força determina a eficiência do fluido que, por sua vez, está relacionada à sua viscosidade.

Saiba quando e como trocar o fluido de freio

Fluído de freio

O fluído de freio deve ser trocado em geral a cada 2 anos

A troca deve seguir as orientações do manual do proprietário, que indicará também o fluido correto para cada veículo. Normalmente, as trocas são feitas entre um a dois anos, porém é recomendado checar sempre o nível de fluido para evitar a sua falta.

Para a troca do fluido de freio é necessário realizar a sangria do fluido antigo e contaminado para permitir a colocação do fluido novo. A recomendação é que a troca seja feita por profissionais e que o proprietário sempre leve o veículo para a oficina ou mecânico de sua confiança. É importante ressaltar que os fluidos de qualidade devem sempre estar certificados pelo INMETRO e cumprir as normas de segurança determinadas pelo instituto.

Desta forma, existem três tipos de fluido para freio no mercado, chamados de DOT pela nomenclatura do Departamento de Transportes dos Estados Unidos da América (Department Of Transportation). Seu grau é determinado pelo ponto de ebulição úmido mínimo: DOT 3 – acima de 140; DOT 4 – acima de 155; DOT 5 – acima de 180.

Fluído de freio

Há no mercado brasileiro fluidos de freio de várias boas marcas, DOts 3, 4 e 5

Impactos da utilização de um fluido de freio de má qualidade

No momento da frenagem de um veículo, caminhão ou moto, um calor intenso é gerado pelo atrito entre a pastilha e o disco do freio. O fluido para freio é um produto higroscópico, ou seja, ele absorve água, de modo que durante esse processo ocorre a formação de pequenas bolhas de água que se misturam ao fluido. Quando se pisa no freio, a temperatura do sistema é altamente elevada e o fluido não pode ferver para não ocasionar falhas no sistema de freio e colocar em risco a vida do condutor e passageiros.

Um fluido de freio de alta qualidade apresenta uma relação eficiente entre compressão e ebulição. Quanto mais baixa a taxa de compressão e mais alto o ponto de ebulição, mais eficiente é o fluido. Quando o motorista tem a sensação de que é necessário pisar mais fundo para que ocorra a frenagem, é sinal que o fluido está velho e com perdas de suas características iniciais. Como o fluido trabalha com altas temperaturas, é importante que tenha um ponto de ebulição alto, para que não ferva dentro do sistema e atrapalhe a frenagem.

Produtos de baixa qualidade absorvem maior quantidade de água, permitindo a formação de uma quantidade maior dessas bolhas. Eles também podem provocar oxidação nas partes metálicas contaminando o fluido e diminuindo sua vida útil. Assim, fluidos para freio com alta compatibilidade de materiais e tecnologias diferenciadas garantem a proteção do sistema hidráulico do freio e da embreagem contra depósitos e corrosão.

Marcelo Martini – Gerente de Vendas do Aftermarket da FUCHS Lubrificantes

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